Em vez de uma agência com clientes, fornecedores e estrutura fixa, um grupo maleável, apenas com profissionais “de confiança”, remunerados por trabalho. Essa é a ideia da Sociedade Criativa, iniciativa de Tetê Pacheco que estreia seus trabalhos com uma campanha para a Sub Beachwear. Segundo a líder e autodenominada diretora de criação do projeto, a Sociedade é basicamente “um grupo de pessoas reunidas em torno do trabalho”: o seu grupo ideal. “O que eu fiz foi criar um grupo do Facebook onde reuni os meus profissionais dos sonhos, montei virtualmente como seria a agência que eu gostaria de trabalhar, e convoquei essa turma”, afirma Tetê, que refuta o rótulo de agência. “Como já diz o nome, a agência agencia espaços e mídia. Somos muito mais curadores da marca, você vai entregar um problema e tentaremos solucionar”.
A ideia surgiu após Tetê Pacheco, que tem passagens pela criação da W/Brasil e Ogilvy & Mather, além de ter sido sócia da extinta Rede106, deixar a PeraltaStrawberryFrog no final de 2010 e tirar um perío do sabático. “A ideia era tentar, com as ferramentas que eu tinha, criar um sistema de trabalho parecido com a forma que eu gosto. Era uma ideia romântica, mas queria ver na prática o que aconteceria”. Esse grupo dos sonhos não consegue comportar clientes fixos como uma agência, mas foca em trabalhos individuais. “Vamos trabalhar por projeto, não temos como estruturar um atendimento ao cliente, e nem é essa a ideia. Se quiser um projeto, nós planejamos, executamos, entregamos e divulgamos”.
Em vez de apenas criar a campanha, a Sociedade Criativa trabalha também para resolver outras áreas da divulgação. “Gosto de pensar na solução completa, então já criamos pensando no fotógrafo, na trilha e em vários outros aspectos”. Tetê ainda ressalta que o grupo também serve para o engrandecimento dos profissionais envolvidos, uma vez que reúne profissionais de diversas áreas além da propaganda e incentiva a divulgação de fatos e dados interessantes sobre o mercado.
O primeiro trabalho da Sociedade Criativa foi um comercial para a Sub Beachwear, baseado no storytelling. Para Tetê, foi uma aposta do cliente em uma tendência nova no mercado brasileiro. “As empresas daqui têm dificuldade em bancar uma peça onde a marca aparece no primeiro frame e depois só na assinatura. Essa aposta é de leveza, vem junto com a nossa construção da campanha”, ressalta. Segundo ela, a empresa já recebeu mais duas sondagens de projeto.