Em um movimento que levará os planos de sócio-torcedores para um patamar muito além do futebol, uma série de empresas e clubes reuniram seus principais executivos na noite desta segunda-feira (14), em São Paulo, para a apresentação do Movimento por um Futebol Melhor. O projeto, idealizado a cerca de dois anos a partir da plataforma de futebol da Ambev — e que foi ganhando corpo e novos parceiros junto ao seu amadurecimento —, tem como objetivo contribuir com a evolução do futebol brasileiro baseado em um novo meio de arrecadação, visando transformar o Campeonato Brasileiro no melhor torneio nacional do mundo dentro do esporte.
“Há muito tempo nossa seleção é composta por jogadores que atuam no exterior, por causa de melhores salários e pela estrutura dos clubes europeus, e achamos que está na hora de isso ter fim. Hoje o Brasil ocupa posição de destaque ao estar entre as melhores economias do mundo, à frente de exemplos como Espanha e Itália. Temos a obrigação de termos uma estrutura ao menos tão boa quanto a desses países”, analisou Marcel Marcondes, diretor de negócios do esporte da Ambev.
Ações pontuais com alguns dos 34 clubes parceiros da empresa já haviam começado a ser colocadas em prática, como no Rio de Janeiro, onde a Ambev subsidiou a manutenção do gramado dos campos de Botafogo e Vasco, da sala de troféus do Fluminense e do campo de treinamento do Flamengo. Em agosto, a Unilever se juntou à iniciativa, já ligada aos planos de sócio-torcedores dos clubes. Agora, com a implementação oficial do projeto, juntam-se a elas PepsiCo, Seara, Bradesco, Danone, Netshoes, Burger King e Sky. Entre os clubes, além dos quatro cariocas, estão confirmados Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, América Mineiro, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Bahia e Vitória. A intenção é que, até o fim de 2013, todos os participantes da plataforma de futebol da Ambev estejam no grupo — que deve ganhar o reforço de Internacional, Grêmio, Santa Cruz, Náutico e Sport até março.
Na prática, o sócio-torcedor realiza uma contribuição mensal, em tíquete médio estimado em R$ 30. Além de ter descontos e facilidade de acesso aos ingressos, ele passa a contar, em abrangência nacional, com descontos para produtos e serviços das parceiras, diretamente ou por meio de parcerias como as já firmadas com redes nacionais de supermercados, como Carrefour e Extra. Com as empresas já integrantes do projeto, há atualmente uma oferta próxima a 250 produtos para serem adquiridos com descontos. A intenção é que mais parceiros passem a integrar o plano, ampliando assim o leque de opções dos participantes.
“Em todos os times que joguei na Europa, existiam planos de sócio-torcedores que garantiam a venda de ingressos para uma temporada inteira. Isso era uma vantagem para os clubes em termos de bilheteria, mas não oferecia benefícios especiais para os torcedores, que é a intenção aqui. O que o participante terá de descontos em produtos será, muitas vezes, maior do que a contribuição mensal dele, o que faz a participação valer a pena mesmo que ele não queira ou não possa ir ao estádio”, garante Ronaldo Nazário, o Fenômeno, que atuará como embaixador do Movimento por um Futebol Melhor.
Oportunidade
A margem para crescimento exponencial do projeto é o principal incentivador por parte das empresas e clubes participantes. “Na Espanha, o futebol representa 1,2% do PIB (Produto Interno Bruto), enquanto aqui é menos de 0,2%. Isso mostra o quanto ainda há espaço para essa participação crescer. Nossas pesquisas mostram que 90% dos brasileiros têm um time e 72% acompanham o futebol. Por outro lado, hoje apenas cerca de 350 mil participam de programas de sócio-torcedor, aproximadamente 0,2% da base. Nosso objetivo inicial é chegar a 2%, o que elevaria esse número a 3,5 milhões de torcedores e injetaria mais de R$ 1 milhão nos clubes. A receita é que o projeto seja positivo para todos os envolvidos, fazendo ganhar o torcedor, os times e as empresas — em um círculo virtuoso que faz o processo dar certo de forma sustentável”, detalha Marcondes.
O movimento conta inclusive com aprovação do governo federal, apesar de não contar com sua interferência direta até o momento. “O governo e o Ministério dos Esportes apoiam com entusiasmo esta iniciativa das empresas para o fortalecimento do futebol brasileiro. Temos a felicidade de acolher os melhores eventos esportivos do mundo nos próximos anos, que ganham importância ainda maior por serem realizados no nosso país. Futebol no Brasil é muito mais que um esporte: é um elemento da identidade cultural do Brasileiro”, discursou Aldo Rebelo, ministro dos Esportes, durante a cerimônia de apresentação — que contou ainda com a presença de diversos ex-jogadorese do atual técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, bem como de executivos de empresas e personalidades ligadas direta ou indiretamente ao esporte.
Divulgação
A divulgação do Movimento por um Futebol Melhor deve começar já nesta terça-feira (15). A primeira ação é a veiculação de um comercial criado pela Africa, agência responsável pela conta de Brahma — marca diretamente ligada à plataforma de futebol da Ambev —, com tom mais conceitual. O plano de comunicação, porém, está sob responsabilidade da 9ine, que elaborou uma série de peças como um filme de animação explicativo, com detalhes do funcionamento do projeto, encarte, anúncios simples e sequenciais, mídia online e conteúdo para mídias sociais, contando com a participação de mais de 15 jogadores e outras personalidades — inclusive de Ronaldo. Também ficará sob a responsabilidade da agência o acompanhamento e suporte da exploração da marca do projeto por parte dos parceiros.