Representantes de clubes, empresas e do futebol brasileiro apresentaram o Movimento por um Futebol Melhor

 

Em um movimento que levará os planos de sócio-torcedores para um patamar muito além do futebol, uma série de empresas e clubes reuniram seus principais executivos na noite desta segunda-feira (14), em São Paulo, para a apresentação do Movimento por um Futebol Melhor. O projeto, idealizado a cerca de dois anos a partir da plataforma de futebol da Ambev — e que foi ganhando corpo e novos parceiros junto ao seu amadurecimento —, tem como objetivo contribuir com a evolução do futebol brasileiro baseado em um novo meio de arrecadação, visando transformar o Campeonato Brasileiro no melhor torneio nacional do mundo dentro do esporte.

“Há muito tempo nossa seleção é composta por jogadores que atuam no exterior, por causa de melhores salários e pela estrutura dos clubes europeus, e achamos que está na hora de isso ter fim. Hoje o Brasil ocupa posição de destaque ao estar entre as melhores economias do mundo, à frente de exemplos como Espanha e Itália. Temos a obrigação de termos uma estrutura ao menos tão boa quanto a desses países”, analisou Marcel Marcondes, diretor de negócios do esporte da Ambev.

Ronaldo atuará como embaixador do projeto

Ações pontuais com alguns dos 34 clubes parceiros da empresa já haviam começado a ser colocadas em prática, como no Rio de Janeiro, onde a Ambev subsidiou a manutenção do gramado dos campos de Botafogo e Vasco, da sala de troféus do Fluminense e do campo de treinamento do Flamengo. Em agosto, a Unilever se juntou à iniciativa, já ligada aos planos de sócio-torcedores dos clubes. Agora, com a implementação oficial do projeto, juntam-se a elas PepsiCo, Seara, Bradesco, Danone, Netshoes, Burger King e Sky. Entre os clubes, além dos quatro cariocas, estão confirmados Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, América Mineiro, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Bahia e Vitória. A intenção é que, até o fim de 2013, todos os participantes da plataforma de futebol da Ambev estejam no grupo — que deve ganhar o reforço de Internacional, Grêmio, Santa Cruz, Náutico e Sport até março.

Na prática, o sócio-torcedor realiza uma contribuição mensal, em tíquete médio estimado em R$ 30. Além de ter descontos e facilidade de acesso aos ingressos, ele passa a contar, em abrangência nacional, com descontos para produtos e serviços das parceiras, diretamente ou por meio de parcerias como as já firmadas com redes nacionais de supermercados, como Carrefour e Extra. Com as empresas já integrantes do projeto, há atualmente uma oferta próxima a 250 produtos para serem adquiridos com descontos. A intenção é que mais parceiros passem a integrar o plano, ampliando assim o leque de opções dos participantes.

“Em todos os times que joguei na Europa, existiam planos de sócio-torcedores que garantiam a venda de ingressos para uma temporada inteira. Isso era uma vantagem para os clubes em termos de bilheteria, mas não oferecia benefícios especiais para os torcedores, que é a intenção aqui. O que o participante terá de descontos em produtos será, muitas vezes, maior do que a contribuição mensal dele, o que faz a participação valer a pena mesmo que ele não queira ou não possa ir ao estádio”, garante Ronaldo Nazário, o Fenômeno, que atuará como embaixador do Movimento por um Futebol Melhor.

Oportunidade

A margem para crescimento exponencial do projeto é o principal incentivador por parte das empresas e clubes participantes. “Na Espanha, o futebol representa 1,2% do PIB (Produto Interno Bruto), enquanto aqui é menos de 0,2%. Isso mostra o quanto ainda há espaço para essa participação crescer. Nossas pesquisas mostram que 90% dos brasileiros têm um time e 72% acompanham o futebol. Por outro lado, hoje apenas cerca de 350 mil participam de programas de sócio-torcedor, aproximadamente 0,2% da base. Nosso objetivo inicial é chegar a 2%, o que elevaria esse número a 3,5 milhões de torcedores e injetaria mais de R$ 1 milhão nos clubes. A receita é que o projeto seja positivo para todos os envolvidos, fazendo ganhar o torcedor, os times e as empresas — em um círculo virtuoso que faz o processo dar certo de forma sustentável”, detalha Marcondes.

O movimento conta inclusive com aprovação do governo federal, apesar de não contar com sua interferência direta até o momento. “O governo e o Ministério dos Esportes apoiam com entusiasmo esta iniciativa das empresas para o fortalecimento do futebol brasileiro. Temos a felicidade de acolher os melhores eventos esportivos do mundo nos próximos anos, que ganham importância ainda maior por serem realizados no nosso país. Futebol no Brasil é muito mais que um esporte: é um elemento da identidade cultural do Brasileiro”, discursou Aldo Rebelo, ministro dos Esportes, durante a cerimônia de apresentação — que contou ainda com a presença de diversos ex-jogadorese do atual técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, bem como de executivos de empresas e personalidades ligadas direta ou indiretamente ao esporte.

Divulgação

Um dos pôsteres de divulgação criados pela 9ine, com o botafoguense JeffersonA divulgação do Movimento por um Futebol Melhor deve começar já nesta terça-feira (15). A primeira ação é a veiculação de um comercial criado pela Africa, agência responsável pela conta de Brahma — marca diretamente ligada à plataforma de futebol da Ambev —, com tom mais conceitual. O plano de comunicação, porém, está sob responsabilidade da 9ine, que elaborou uma série de peças como um filme de animação explicativo, com detalhes do funcionamento do projeto, encarte, anúncios simples e sequenciais, mídia online e conteúdo para mídias sociais, contando com a participação de mais de 15 jogadores e outras personalidades — inclusive de Ronaldo. Também ficará sob a responsabilidade da agência o acompanhamento e suporte da exploração da marca do projeto por parte dos parceiros.