Os sócios da produtora Bóson Post, Ezany Brandão, Eduardo Brandão e Luiz Henrique Nunes, apresentam o estúdio de animação Y42.
A nova operação reúne artistas com diferentes linguagens e expertises, tendo como principal foco atuar de forma mais colaborativa e efetiva no desenvolvimento criativo de projetos em parceria com anunciantes, agências e produtoras.
Segundo Brandão, a Y42 nasce trazendo uma longa expertise de produção, reforçada pela presença de especialistas preparados para oferecer soluções criativas, indo além da parte técnica. “A empresa estará 100% focada em projetos maiores, nos quais nossos diretores e artistas possam agregar desde a ideia até o produto final, junto com nossos parceiros”, explica Ezany, que será produtor executivo da Y42. Em paralelo, ele segue na mesma função na Bóson, que continua atuando como fornecedora de serviços de motion, 3D, correção de cor e VFX”, diz.
Nunes e Brandão atuarão como diretores no estúdio, e Brandão, também será head de criação da empresa. A equipe passa a contar também com Ton Ruey, concept criativo, que traz no currículo a experiência como head of art e líder da área de motion da O2 Filmes, além de passagens por produtoras como Stink e Eyeworks Cuatrocabezas.
Dentro do casting de associados, a operação conta com os diretores de animação Renato Klieger, premiado internacionalmente por projetos musicais e projetos de realidade virtual; e Alex Liki, especialista em criação de personagens para animação, still, mascotes e outros formatos, com passagens por Casablanca, O2, Vetor Zero e Gullane.
A parte estratégica e comercial da nova produtora tem a TIME+, das sócias Magda Parolin-Barbieri e Érica De Seta. “Ao recebermos um projeto, realizaremos uma curadoria dentre os talentos disponíveis na Y42. Assim será selecionado o diretor com o perfil que mais possa contribuir com a proposta criativa de cada trabalho”, explica Magda.
Nunes reforça que a Bóson Post e a Y42 atuarão com focos diferentes. “A Y42 nasce para desenvolver e viabilizar projetos robustos de animação e pós-produção, que precisem de um forte apoio criativo, um craft de excelência, pesquisa e um tratamento estético e narrativo diferenciado”, conta.
O estúdio estreou com trabalhos desenvolvidos para o C6Bank, em parceria com a agência Tech and Soul, e para o Banco Original com o lançamento da nova linha visual dos cartões do Banco.