Fazer um ‘gato’ é uma ligação elétrica clandestina que atinge várias cidades brasileiras e causa riscos de acidentes à população. Com o objetivo de dar mais visibilidade a este problema e chamar atenção do público, a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) divulga um balanço com números preocupantes sobre as perdas comerciais e consequências de como essa prática impacta a sociedade.
Para combater esse problema, a Coelba conta com a parceria da Propeg, que criou uma estratégia de comunicação ao transformar uma campanha de cidadania em assunto de interesse popular, envolvendo um dos cantores mais românticos e dramáticos do momento: Pablo, o rei da sofrência.
Na primeira fase da campanha, a Propeg criou outdoors anunciando o novo single de Pablo nas rádios, a música “Miau Miau”. A canção conta a história de um homem que perdeu o seu amor e ficou no prejuízo por causa de um gato de energia.
Na segunda fase, a Propeg revela o verdadeiro propósito do lançamento: a conscientização sobre os perigos e danos de fazer gato de energia. A ação tem divulgação em rádios, TV e internet, destacando a mensagem “Fazer gato é sofrência. É crime. Dá multa e coloca em risco a sua segurança e a dos vizinhos”.
Um hotsite foi criado, disponibilizando material para download. Além disso, a campanha conta com ações nas redes sociais, estimulando o uso do app Dubmash para as pessoas criarem vídeos dublando a música; outdoor e busdoor; e mídias de bairros populares, como rádios comunitárias e cartazes.
De acordo com Fabiano Ribeiro, diretor de criação da Propeg, a estratégia de comunicação alcançou o objetivo da Coelba em estabelecer um diálogo simples e direto com o público. “A ideia de utilizar a música e a figura do Pablo, chama a atenção da população pela expectativa do lançamento do novo single, e, principalmente, faz o alerta dos perigos da ligação elétrica clandestina de uma forma leve, educativa, multiplicadora e viral”, destaca Ribeiro.
Ficha Técnica
Agência: Propeg
Cliente: Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia
Título: “Fazer gato é sofrência”
Produto: Institucional
Vice-Presidente de Atendimento e Gestão: Vitor Barros
Vice-Presidente de Criação: Ana Luisa Almeida
Direção de Criação: Fabiano Ribeiro e Ana Luisa Almeida
Criação: Fabiano Ribeiro, Ludimila Ventura, Pedro Chequer, Bruno Lage, Leonardo Matos, Danilo Castor e Carol Silva.
Planejamento: Melina Romariz, Breno Carvalho, Glauber Farias
RTVC: Juliana Leonelli
Produção Gráfica: Ariana Guerra, Thais Leite, Uiara Aguiar
Produção Digital: Caio Leão
Mídia: Eder Galindo, Lorena Borba e Ivna Pires
Atendimento: Michele Estevez, Lorena Carvalho e Clara Moura
Produtora: RX30
Direção: Marcio Cavalcante
Áudio: Estudio Elos
Aprovação: Amine Darzé