O produto audiovisual faz parte da "Árvore da Riqueza", campanha que visa a ressignificar a prosperidade negra
O Criolo lançou o clipe da música Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda Demais, que faz parte de uma série de cinco singles com videoclipes cinematográficos.
O lançamento surgiu em parceria com o Soma+, projeto educacional da AKQA São Paulo, com o objetivo de expandir o conhecimento profissional de jovens talentos negros e indígenas, moradores de periferias do Brasil que desejam acessar o mercado publicitário.
O clipe de Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda Demais, produzido pela Landia, é um produto da campanha Árvore da Riqueza e traz várias crianças pretas, que ao descobrirem o poder da irmandade, se juntam para semear e cultivar a Árvore da Riqueza que cresce e dá frutos para toda a comunidade.
O projeto é uma construção coletiva, feito entre alunos e alunas do Soma+ em parceria com a Gana e Mooc, a Oloko Records e o próprio rapper. O clipe constrói um novo imaginário a partir da fábula da árvore da riqueza. A árvore da riqueza está ao alcance de todos por meio do webapp, em que seus frutos se conectam com outras árvores plantadas por projetos/negócios espalhados pelo Brasil.
"Todos os dias, a publicidade tem a oportunidade de ditar comportamentos e influenciar a cultura coletiva de milhões de pessoas. Os clientes buscam a ajuda das agências para satisfazer os consumidores que hoje exigem das marcas responsabilidade social e ambiental. Mas essa ajuda só será efetiva se os times das agências espelharem a sociedade em que as marcas estão inseridas. O Soma+ nasceu com esse objetivo e em três anos já capacitou mais de 1.100 jovens negros e povos originários periféricos. Queremos convidar mais agências e marcas a participarem dessa iniciativa e abrirem vagas afirmativas para incluírem esses novos talentos no mercado de trabalho. Só juntos promovemos mudanças estruturais com impactos capazes de transformar não só o negócio, mas também a sociedade", afirmou Paula Santana, líder de impacto da AKQA.