“Ninguém nasce mulher, torna-se.” A frase célebre de Simone de Beauvoir é, ainda hoje, absolutamente pertinente. Somos fruto de nosso tempo, cultura, sociedade, genética. Projeções recentes do Fórum Econômico Mundial, no entanto, mostram que, no ritmo atual, a equidade de gênero virá em 170 anos. As mudanças levam gerações, mesmo em tempos líquidos e digitais, mas não podemos apenas aguardar o ciclo natural dessa transformação.
Há motivos econômicos para agir.
Há motivos sociais para transformar.
Há motivos éticos para mudar.
A Natura sempre buscou entender seu papel no mundo como agente de transformação, usando a paixão pela cosmética e pelas relações como eixos de promoção dessas mudanças. A busca por promover a relação harmoniosa consigo mesma, com o outro e com o todo nos leva a agir também pela igualdade de gênero.
Nosso modelo de negócios, da venda por relações, é um de nossos mais claros compromissos com o protagonismo feminino. Nossa rede de Consultoras de Beleza leva nossas marcas para o mundo e contribui para valorizar a mulher no seu tempo e em diferentes contextos. Nossas políticas internas têm buscado incorporar esse olhar no dia a dia de trabalho. Temos orgulho do que fomos capazes de fazer nesses quase 50 anos de história. Chegamos lá? Ainda não. Há muito a ser feito. Em nossas casas, em nossa empresa, em nosso país.
Neste Dia Internacional da Mulher fazemos uma profunda reverência às inúmeras mulheres que lutaram por mudanças, muitas vezes com suas próprias vidas. Enquanto houver contextos que segregam ao invés de incluir, diminuem ao invés de valorizar, agiremos pela mudança. Para que toda mulher possa contar sua história, com a beleza e a luta que são de cada uma de nós. Porque só assim teremos força para mudar nosso lugar no mundo.
Andrea Álvares é Vice-Presidente de Marketing, Inovação e Sustentabilidade e membro do Comitê Executivo da Natura.