Lucas Duque, Alessandra Valle e Pedro LenzA produtora de áudio Sonido está expandindo. Além de projetar a abertura de uma filial em Miami, os sócios Lucas Duque e Alessandra Valle se uniram ao criativo e músico Pedro Lenz para criar um núcleo de inteligência musical criativa, a Sonido AMP. A proposta da nova empresa é trabalhar a música como ponto de partida para a criação de conteúdo e experiências em diversas plataformas.

A Sonido AMP vai funcionar na mesma sede da produtora Sonido, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O núcleo de Inteligência Musical Criativa também atenderá todo o Brasil, além de projetos internacionais, que serão coordenados a partir do escritório que a produtora está inaugurando em Miami no primeiro semestre deste ano. “Estrategicamente é importante termos Sonido e Sonido AMP no mesmo ambiente, já que as duas vivem da música e são complementares. Mas elas mantêm independência para trabalhar com clientes e projetos próprios e focos diferentes e bem definidos”, explica Duque.

O diferencial da nova empresa, segundo os sócios, é ir além da produção de áudio. “A Sonido sempre trabalhou para entregar qualidade e personalidade em cada material que faz, seja numa trilha, num spot ou num jingle. Já a Sonido AMP, que mais do que um núcleo é uma nova empresa, nasceu da vontade de ter a música como espinha dorsal para pensar e desenvolver projetos com estratégia que sejam experiências marcantes, que gerem conteúdo pertinente e envolvente, que virem entretenimento e que façam barulho”, diz o sócio. “A música tem muita força para se conectar com todas as pessoas, marcas e culturas. Queremos que a inteligência de uma empresa influencie na produção da outra, e vice-versa, e isso é uma novidade no modelo de produtora de áudio”, complementa.

“Acreditamos que a música tem um potencial de comunicação que vai muito além de uma trilha”, acrescenta Lenz. A proposta é ter a música como pilar criativo, sem limitações de formatos. “Uma música pode inspirar um evento, por exemplo, ou a criação de um personagem, de uma série de TV. Não há limites”, aponta Alessandra. Os sócios acreditam que existe espaço para a música em todas as etapas da comunicação, desde o início do processo de planejamento e branding até a produção de um ringtone, por exemplo.

Fundada no Rio de Janeiro, há 13 anos, a produtora de áudio Sonido expandiu para São Paulo por meio da parceria com o estúdio Na Cena, há quatro anos. “Assim temos a possibilidade de atender de forma mais completa, com estruturas totalmente independentes, mas conectadas entre si. Hoje somos cerca de 20 pessoas trabalhando em cinco estúdios entre Rio e São Paulo”, comenta a executiva.

Sobre o mercado de som para o ano de 2015, os sócios da Sonido estão vendo com ânimo e otimismo, apesar do cenário econômico atual. “O mercado da música sofreu algumas reviravoltas nos últimos anos, com as novas plataformas de streaming e outras tecnologias mais recentes. Muito vem se discutindo e especulando. Mas a verdade é que a relação das pessoas com a música continua a mesma. O que a gente pode mudar é a intensidade dela, o volume. E quanto mais pontes entre pessoas, marcas, canais e artistas, melhor”, conclui Lenz.