“Agora Sim”, o primeiro seriado nacional de ficção da Sony, ganhou uma campanha publicitária que tem os espaços urbanos como o principal meio para se comunicar com o público. A série, produzida pela Mixer, estreou no canal SET (Sony Entertainment Television) no final de setembro.
Baseada na ideia original de Marcello Serpa, sócio e copresidente do board da AlmapBBDO, a produção retrata o dia a dia de uma agência publicitária, a Bitt Propaganda, onde o ambiente não é dos melhores e as reclamações entre chefes e funcionários são frequentes. Esses atritos foram o insight usado pela Publicis para criar a campanha, que conta com peças de divulgação em locais de grande circulação de pessoas, como estações de metrô e aeroportos, com mensagens alusivas ao ambiente corporativo, como “A coisa tá feia no trabalho? Tem gente que tá pior”, aludindo ao seriado.
A ideia, conta Stefania Granito, vice-presidente de marketing do canal SET, é estabelecer um diálogo com o público no momento em que estão voltando do trabalho para que haja uma identificação entre as situações que vivem e o que “Agora sim” dramatiza. “A alma da campanha é esta conexão entre as situações que todos vivem no trabalho e as peças de ‘Agora Sim’. Por isso escolhemos ações que impactassem as pessoas ao longo do deslocamento diário, customizando diversos espaços”, explica.
A executiva afirma que, embora o pano de fundo seja uma agência de publicidade, o humor da série é universal e, por isso, as mensagens se adequam à rotina de qualquer pessoa. “As situações vividas pelos personagens acontecem com qualquer um de nós em qualquer ambiente de trabalho”, continua.nOs textos dos anúncios dizem respeito ao local onde foram veiculados. No aeroporto, por exemplo, uma peça exibe a mensagem “A única coisa que não vai decolar neste aeroporto: a carreira deles”, enquanto em elevadores a campanha mostra “Aproveitamos o elevador para fazer como todo mundo: falar mal do chefe”.
As peças também exibem o time de publicitários personagens da série, liderados por um chefe que vive um descompasso entre suas ambições e a realidade. “Os anúncios apresentam os personagens e a essência das relações deles no trabalho, principalmente com o chefe. Eles caracterizam cada um: o chefe que se acha genial, o redator que acha que está num lugar aquém do seu talento e a própria Bitt, uma agência que vive às voltas com estratégias pouco convencionais”, comenta Stefania.
A campanha consiste em ações como a adesivação de túneis e anúncios em videowalls do metrô de São Paulo, veiculação em painéis da Elemidia e de aeroportos, anúncios em mídia impressa e vinhetas para os canais Sony e AXN. Haverá também uma inserção especial em caixas de pizza entregues na cidade. Foi desenvolvida ainda uma campanha especial para o próprio trade, na qual foram veiculados anúncios sobre a suposta ida de Serpa para a Bitt. A ideia, conta Stefania, era criar anúncios “sem noção, totalmente queima filme” para chamar a atenção dos publicitários. “Pensamos numa pessoa do mercado olhando o anúncio e pensando ‘Nossa, que droga!’. Acho que conseguimos, eles ficaram piores do que a gente gostaria. Foi a nossa melhor pior campanha de todos os tempos”, brinca.