A Sony anunciou nesta terça-feira (7) ter iniciado a fabricação do seu principal console de jogos atualmente, o Playstation 3, no Brasil, em uma das iniciativas da empresa para ganhar espaço no mercado de videogames nacional, pelo que investirá US$ 300 milhões no país nos próximos 12 meses. Os consoles serão fabricados na Zona Franca de Manaus, que passa a ser o terceiro polo de produção do aparelho – ao lado de Japão e China.
Com a iniciativa, o preço médio do produto cairá 30%, passando a custar aproximadamente R$ 1.099. As primeiras unidades produzidas no Brasil já foram encaminhadas a pontos de venda em São Paulo e outras regiões. “O Brasil será um dos mercados foco” na estratégia da Sony quanto à marca Playstation, disse Andrew House, CEO da Sony Computer Entertainment (SCE), o braço de entretenimento da empresa. Segundo o executivo, os negócios da companhia cresceram 168% no país desde 2009, o que justifica os investimentos direcionados à indústria brasileira.
Entre os US$ 300 milhões prometidos em investimentos estão programas de incentivo de desenvolvimento de jogos e uma campanha de marketing de US$ 10 milhões, intitulada “O Brasil vive em estado play”, cujo objetivo é aproximar o público brasileiro ainda não familiarizado com videogames à marca e fidelizar aqueles que já consomem produtos Sony. As primeiras ações divulgadas incluem um filme sobre a produção do Playstation 3 em Manaus, um comercial institucional com imagens de jogos e mensagens para os jogadores e uma promoção no Facebook da marca que distribuirá dez consoles fabricados no Brasil.