A Sony anunciou nesta terça-feira (28) o lançamento de sua campanha oficial para o ciclo de competições da Fifa que o Brasil receberá, que tem início em junho com a Copa das Confederações 2013 e se encerra em julho de 2014, quando acontece a Copa do Mundo. A estratégia, criada pela David, foi desenvolvida sobre o conceito “Viva a Copa de sua vida”, que já vinha sendo usado pelo anunciante, e traduz o intuito de fazer o consumidor mergulhar em um novo mundo com os produtos da marca.
“Desde o ano passado estamos nos posicionando como uma marca de entretenimento. Não queremos apenas vender produto, mas também proporcionar ao consumidor uma experiência que ele não vai esquecer”, diz Carlos Paschoal, gerente de marketing da Sony Brasil. A campanha, diz o executivo, será 360º e permanecerá em circulação por mais de um ano – até o final da Copa do Mundo. O filme a ser veiculado na TV exalta a paixão do brasileiro pelo futebol e convida o consumidor a vestir a camisa de torcedor e “viver a Copa de sua vida”.
A estratégia divulgará todas as linhas da Sony, inclusive os produtos licenciados das competições, que incluem notebooks, tablets, câmeras, mini system, fones de ouvido e home theaters. As embalagens ganharam roupagem nova e levam a imagem do Fuleco, mascote oficial da Copa. A campanha também prevê uma série de ações below the line com o intuito de levar a atmosfera da Copa para dentro da casa do consumidor. Em junho, a marca organizará churrascos em condomínios do Rio de Janeiro e de São Paulo durante as partidas do Brasil na Copa das Confederações e, nos locais, montará um aparato com seus produtos. Há ainda a iniciativa Sony Sports Bar, na qual a empresa promoverá eventos em bares nos quais os jogos da competição serão transmitidos.
Outra aposta da marca é o Campo Sony, plataforma social que tem atuado como a principal ferramenta de interação com o público. O projeto, elaborado pela Lov, foi lançado em janeiro e, segundo o executivo, foi um dos responsáveis por fazer a fan page da marca no Facebook superar a marca dos 2 milhões de fãs – até outubro de 2012, eram um milhão.
“Com a campanha esperamos engajar o consumidor em torno da Copa do Mundo. Vamos desenvolver a experiência da Copa na casa do consumidor. Por isso dizemos que ele vai viver a Copa do Mundo da vida dele”, completa Paschoal.
Investimentos
De acordo com Paschoal, os investimentos da Sony em marketing neste ano dobraram em relação ao ano passado. A iniciativa acompanha o crescimento da empresa no país, que dobrou de tamanho nos últimos três anos, tendo lançado mais de 500 produtos nesse período. A expectativa é que, de 2013 para 2014, a marca cresça mais 50%.
Tendo em vista o potencial de crescimento dentro do mercado nacional, a Sony anunciou investimentos de R$ 500 milhões até março de 2014, quando inicia seu novo ano-fiscal. A verba será direcionada a ações de marketing e contempla melhorias na fábrica na Zona Franca de Manaus e em outras áreas.
Também contemplado na verba investida está o lançamento do Music Unlimited, serviço de assinatura de música digital que tem um acervo de mais de 20 milhões de faixas e pode ser acessado da maioria dos produtos da marca com conexão à internet.