A Sony Brasil anunciou, nesta sexta-feira (25), que pretende investir mais de R$ 500 milhões no país até a Copa do Mundo de 2014. A empresa divulgou um crescimento de 24% entre abril de 2011 e março de 2012, em comparação ao mesmo período dos anos anteriores.

Entre 2010 e 2011, a companhia praticamente dobrou de tamanho no Brasil e registrou o maior crescimento de sua história desde a chegada no país, em 1972. Nos últimos dois anos, a expansão acumulada foi de 89%. Com isso, a subsidiária brasileira do grupo, que em 2009 ocupava a 17ª posição, passou a ser a quarta maior em 2011, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.

“Ficamos muito satisfeitos em atingir esta marca histórica de crescimento em apenas dois anos. Só em 2011, a Sony Brasil cresceu duas vezes mais que o mercado de eletrônicos do país e acreditamos que, até a Copa do Mundo de 2014, conseguiremos duplicar nossos negócios em âmbito nacional novamente”, afirma o presidente da empresa no país, Osamu Miura. De acordo com o executivo, a perspectiva da Sony Brasil é crescer 30% até o final do ano fiscal de 2012 (abril de 2012 a março de 2013).

Para atingir estes números, a Sony ampliou sua linha de produtos fabricados no Brasil e trouxe ao mercado uma série de novos produtos, como o console portátil PS Vita, jogos para PlayStation 3 com dublagem em língua portuguesa, filmadoras com projetor integrado e a câmera com lentes intercambiáveis NEX-C3. Para este mês, a companhia anuncia o lançamento do Sony Tablet, com configuração de 32 GB, conexão wi-fi e selo de certificação PlayStation.

“Também traremos neste ano fiscal ao Brasil produtos ainda mais inovadores, como o Display Pessoal 3D, e a tecnologia Sony Link, que permite total conectividade entre os diversos equipamentos”, conta Carlos Paschoal, gerente geral de marketing da companhia.

No segmento de câmeras compactas, a Sony já é responsável atualmente por aproximadamente 50% do market share do segmento, enquanto responde por mais de 70% em filmadoras. O segmento de televisores também apresentou resultados muito positivos em 2011, atingindo um crescimento de 100% e ultrapassando a marca de um milhão de TVs vendidas. Para reforçar a oferta de conteúdo, neste mês de maio, chega oficialmente ao Brasil a SEN (Sony Entertainment Network), que reunirá os diferenciais da plataforma Bravia Internet Vídeo, uma loja de aplicativos Opera Store e, futuramente, aglutinará ainda a PlayStation Network, conteúdos de música e filmes online. Para celebrar o lançamento da SEN, estamos lançando no Brasil a rede de entretenimento de vídeo Crackle em toda a nossa linha de TVs.

Com um contrato estimado em US$ 305 milhões, a Sony participará de forma ativa da Copa do Mundo de 2014. A empresa conta com uma plataforma de ações exclusivas que inclui a possibilidade de lançar produtos em edições especiais relacionadas ao tema e participação em grandes eventos da Fifa, como a Copa das Confederações e Mundiais de Clubes, além de gravar o tema oficial com músicos brasileiros da Sony Music. “A integração dos produtos eletrônicos com o 3D e os games permearão todas as atividades da Sony na Copa do Mundo. Teremos ações com torcedores, diversas promoções, experimentação diferenciada de produtos e muitas ações nas mídias sociais também focadas nessa tecnologia”, explica Paschoal.