As empresas não precisam mais colocar seus produtos fisicamente num set de produção se quiserem que sua marca apareça na tela da TV. Pelo menos, não se estiverem anunciando na nova série do canal da AXN, “Hannibal”, que estreia no Brasil nesta terça-feira (16).
O canal pago da Sony Pictures Television trouxe para o Brasil um novo formato, o “virtual product placement”, que insere publicidade nas produções já finalizadas, com recursos de pós-produção. “Conseguimos colocar lata de refrigerante em cima de uma mesa, notebook numa estação de trabalho, desodorante no armário do banheiro, cereal numa mesa de café da manhã. E com acabamento super-realístico”, garante Mauricio Kotait, vice-presidente de ad sales da Sony no Brasil.
A primeira marca a anunciar nesse formato é a Mitsubishi, em estratégia intermediada pela Africa, sua agência de publicidade. De acordo com Fernando Julianelli, diretor de marketing da montadora, ela decidiu ser a primeira por experimentação. “É uma proposta inovadora e queremos entender o retorno ao longo da série”, diz. Com a ação, os carros da companhia japonesa irão aparecer durante 150 segundos dentro da primeira temporada de “Hannibal”, composta por 13 capítulos.
Sem revelar investimentos, a Sony afirma que desenvolveu o produto para que clientes com operações globais tivessem a possibilidade de escolher exatamente em quais mercados querem anunciar. Assim, se a Mitsubishi não quiser fazer publicidade no México, por exemplo, o mesmo espaço publicitário pode ser comercializado para outra marca no país hispânico. “Como a série é produzida nos Estados Unidos, essa é uma possibilidade para vender anúncio local”, explica Kotait.
A tecnologia para a inserção dos anúncios via computação gráfica foi desenvolvida pela Sony com um parceiro, que a companhia declina em revelar por “questões estratégicas”, e com o seu estúdio, em Los Angeles (EUA). Para cada série, serão comercializadas cinco cotas de patrocínio. Uma nova produção, chamada “Crossing Line”, tem estreia prevista para o segundo semestre.
Second Screen
Um aplicativo para mobile funcionará de forma sincronizada ao conteúdo da série, no momento exato de sua exibição, por reconhecimento do áudio digital. Bastidores das cenas exibidas e informações sobre o ator no momento em que ele aparece na tela são alguns exemplos do conteúdo. O aplicativo também tem integração com redes sociais, como Facebook e Twitter.