Idealizada pela agência Fresh PR e pelo ativista Felipe Triaca, ação quer conscientizar sobre a importância de preservar o cerrado

"O cerrado é o berço das águas do Brasil": essa frase é desconhecida por 70% dos brasileiros. O segundo maior bioma do país e da América Latina tem mais de 65 milhões de anos. Assim como 3 em cada 10 brasileiros nem sequer sabem se há água no cerrado, enquanto ele abriga 8 das 12 regiões hidrográficas brasileiras e possui reservas subterrâneas de água doce que abastecem seis das grandes bacias hidrográficas do Brasil (Amazônica, Araguaia/Tocantins, Atlântico Norte/Nordeste, São Francisco, Atlântico Leste e Paraná/Paraguai) e oito no total.

Uma pesquisa inédita feita pela Hibou, empresa de pesquisa e insights, especialmente para a nova iniciativa 'Sou cerrado', em novembro de 2023, foi realizada com mais de 2 mil brasileiros. Os resultados mostram amplo desconhecimento da população sobre o bioma Cerrado, enquanto ele atinge índices históricos de devastação em silêncio. Se a pesquisa fosse uma prova de conhecimento, dois terços dos brasileiros seriam reprovados, não acertando nem metade das questões.

Com base na invisibilidade do bioma, nasce a iniciativa 'Sou cerrado', idealizada pela agência de comunicação Fresh PR e pelo ativista Felipe Triaca, com o objetivo de alcançar e engajar maior número de pessoas na preservação do cerrado.

Dentre as ONGs selecionadas para receber apoio pelo site estão: Rede Contra Fogo, Fundação Mais Cerrado, Cerrado de Pé, Movimento Lixo Zero, Rede Kalunga, Brigada Voluntária São Jorge, Eu Desacelero na Chapada, Turma que Faz e todas as ONGs presentes na Rede Cerrado.

A equipe 'Sou cerrado' buscou instituições envolvidas na causa do bioma e da água e conquistou o apoio institucional de algumas das principais organizações que atuam pelo meio ambiente: WWF-Brasil, Voice of the Oceans, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza) e Rede Cerrado. A Associação Veadeiros, Rede Kalunga de Comunicação, Urbia Cataratas e a Casa de Cultura Cavaleiros de Jorge, também apoiam a iniciativa.

Lançamento na SPFW
'Sou cerrado' foi lançado nesta sexta-feira (12) durante desfile da marca Thear, do estilista Theo Alexandre, na SPFW. A Thear é uma marca do cerrado goiano, que tem como propósito colaborar com a sustentabilidade. A coleção, inspirada no bioma, se tornou palco ideal para o anúncio. A Thear desfilou a camiseta 'Sou cerrado', criada pela marca para a campanha, com colaboração de Myda Malhas e Zênite.