Se em janeiro de 2021 os brasileiros ficaram chocados com a notícia do encerramento das fábricas da Ford no país, que estava em crise com queda nas vendas agravada pela pandemia da Covid-19, hoje o cenário é completamente diferente. Embora a montadora norte-americana ainda não tenha reativado sua produção de veículos por aqui, marcas concorrentes anunciaram investimentos da ordem de cerca de R$ 117 bilhões para os próximos anos no Brasil.

E quem está surfando nessa onda, obviamente, é o marketing. A corrida das montadoras é pela eletrificação dos carros. Ganha quem tiver diferencial competitivo - e, neste caso, além de qualidade, a propaganda é que faz a diferença. Para além da pressão pela transição do uso de combustiveís fósseis para fontes renováveis, em decorrência das mudanças climáticas, há incentivos fiscais. O plano do governo é nacionalizar linhas de montagem em detrimento dos importados a fim de valorizar a mão de obra brasileira.

Lançado em março último, o plano Mover do governo federal prevê um total de R$ 19,3 bilhões de créditos financeiros entre 2024 e 2028, que podem ser usados pelas empresas para abatimento de impostos federais em contrapartida a investimentos realizados em P&D e em novos projetos de produção.

Entre as montadoras, o maior investimento foi anunciado pelo Grupo Stellantis, que destinará R$ 30 bilhões para a produção de eletrificados entre 2025 e 2030.

Também o governo paulista anunciou no início do ano apoio aos investimentos da Toyota para modernização e ampliação da sua plataforma em Sorocaba, para o  lançamento de mais modelos híbridos em nosso país, categoria em que ela é líder de vendas e pioneira.

Os chineses são outro destaque. A BYD (Build your dreams) lidera o emplacamento de veículos elétricos hoje no país. Dados da ABVE mostram que a marca detém 42,37% do mercado em fevereiro. Por trás desses resultados, existe uma estratégia de marketing diversificada. A marca está no mobiliário urbano, em programas de TV, patrocina plataformas de mídia, trabalha com influenciadores e porta-vozes, como o apresentador Luciano Huck. Carro oficial da Uefa Euro 2024, na Alemanha, a BYD já patrocina os campeonatos baiano e paulista, e anuncia que terá outras novidades em breve.  A agência da marca é a We. No digital, atua com a Hakam.

Sem produção própria em solo brasileiro, a Ford também demonstra que não está totalmente parada. Na última semana, deu início às comemorações dos 60 anos do Mustang, um dos ícones mundiais da indústria automobilística, com uma série de ações. Entre as principais estão a doação de um Mustang GT Performance personalizado por Alan Mosca para ser leiloado por uma ONG e o lançamento de um álbum de figurinhas que conta a história do modelo, além de um desfile com proprietários do Mustang, no Autódromo de Interlagos

Reportagem nesta edição faz um raio X dos principais lançamentos, novidades, estratégias criadas pelas agências das marcas e investimentos em marketing das montadoras que estão na corrida pela eletrificação dos carros.

Recordes em Cannes
A edição 2024 do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que ocorre entre os dias 17 e 24 de junho, na Riviera Francesa, promete uma coleção de recordes. A começar pela seleção dos representantes de júris, que teve o maior número de mercados participantes, num total de 54.

O Brasil terá 36 profissionais avaliando os trabalhos, o maior grupo de toda a história também - 24 deles representam o país, enquanto os outros 12 atuam em outros mercados. Neste ano, o país também terá dois presidentes de júris: Anselmo Ramos (GUT) vai conduzir a presidência dos trabalhos em Brand Experience & Activation Lions e Diego Machado (AKQA) lidera a condução do júri em Innovation Lions.

A divulgação dos jurados do maior festival de criatividade do mundo foi feita na última semana pela organização do evento, que no Brasil é representado pelo Estadão.

Frase: “Há certo gosto em pensar sozinho. É ato individual, como nascer e morrer”. (Carlos Drummond de Andrade).

Armando Ferrentini é publisher do propmark