
De olho nos consumidores de marcas superpremium, a Souza Cruz lançou no Brasil, no último dia 5, os cigarros Vogue. A marca é uma das mais consolidadas no portfólio da British American Tobacco (BAT), controladora da Souza Cruz, e está presente na Europa, Ásia e América há 76 anos.
Após realização de pesquisa com consumidores de marcas premium, a Capri (há 43 anos presente no Brasil) está saindo da lista de marcas da companhia. “Percebemos que o público recebeu muito bem a Vogue. Com isso, optamos por uma estratégia de simplificação de nosso portfólio”, explicou Rafaela Alves, gerente de segmento de marcas premium da Souza Cruz.
O market share da Vogue no mercado internacional não foi revelado pela companhia. Segundo Rafaela, a Souza Cruz não menciona dados de participação global em função da concorrência. “Mas a Vogue é uma das marcas internacionais que mais cresce atualmente neste segmento”, afirmou Rafaela.
Conforme a executiva, a estratégia de comunicação para divulgar a marca – criada pela Ogilvy – consiste em explorar o setor superpremium que, segundo ela, é bastante promissor no Brasil. O motivo, de acordo com a executiva, é que o mercado brasileiro tem se tornado cada vez mais sofisticado. “Estamos realizando um trabalho diferenciado para a construção da marca no País que vai desde expor o preço do produto (que é mais alto por se tratar de uma brand de luxo), bem como selecionar PDVs exclusivos e explorar sua sofisticação”, disse Rafaela.
Segundo a gerente de segmento de marcas premium da Souza Cruz, a companhia tem procurado alavancar um portfólio mais moderno, seguindo tendências mundiais. “Verificamos que tanto no Brasil como em outros países há uma busca dos fumantes por marcas do segmento premium, que possuam diferenciações de produtos”, explicou Rafaela.
A Vogue chega ao mercado em três versões em formato superslim: Bleue (que possui teor mais encorpado), Lilas (baixo teor) e Menthe (que tem leve toque mentolado).
Diante da proibição da publicidade de cigarro no Brasil (Lei nº 10.167 de dezembro de 2000 flexibiliza apenas afixação de pôsteres, painéis e cartazes na parte interna), além de constantes campanhas de conscientização sobre os males do cigarro à saúde, a executiva disse que a Souza Cruz pretende oferecer produtos de qualidade para o público adulto e fumante, de forma que consiga manter o alto nível de competitividade da empresa. Ela também afirmou que as iniciativas contra a indústria tabagista não causaram perda de mercado. “Mantemos nossa liderança no segmento realizando uma comunicação direcionada a fumantes adultos que fizeram essa opção, para que utilizem uma de nossas marcas”, acrescentou.
por Juliana Welling