A vida dele foi sempre um exagero – do lícito ao ilícito, passando pelo talento, claro. Dono de uma voz que ficou marcada na música popular brasileira, Tim Maia ganhou uma cinebiografia, que já está nas telas do cinema. O filme, dirigido por Mauro Lima, é patrocinado pela Souza Cruz.
A defesa dos direitos individuais e da liberdade de expressão realizada pelo artista, além da inovação e da mente aberta – ao misturar ritmos como jazz, rock e samba, por exemplo –, fazem parte do DNA da Souza Cruz, que também incentiva o empreendedorismo, a diversidade e a sustentabilidade. Esses foram os principais motivos que levaram a empresa a patrocinar o longa. “Recebemos muitos projetos culturais para apoiar por mês, mas esse, especificamente, nos chamou a atenção para apoiar por conta dos valores”, afirma Maria Alice Tavares de Sá, gerente de assuntos corporativos da Souza Cruz.
Ainda de acordo com a executiva, a empresa contribui com a inclusão cultural e o fomento além do eixo Rio-São Paulo. Entre os benefícios à população podem estar ingressos com preços acessíveis, restauro de espaços públicos, inclusão de uma cidade não prevista na turnê de um musical ou peça de teatro, entre outros. “Nós já havíamos apoiado o musical ‘Vale Tudo’ e levamos a peça para Blumenau, em Santa Catarina, com o objetivo de levar a cultura para lugares que dificilmente recebem eventos assim”, conta. “O que a gente também faz em relação ao filme é a distribuição de ingressos para escolas de cinema. Queremos, com isso, fomentar esse tipo de empreendedorismo”, completa.
A Souza Cruz também tem uma parceria com o Instituto Vladimir Herzog. Neste mês, a empresa vai patrocinar o espetáculo “Mulheres… Um canto de resistência”, com músicas de Chico Buarque, no Auditório Ibirapuera, com entrada gratuita. Com a mesma entidade, a empresa também apoia o livro “A Declaração dos Direitos Humanos – 30 artigos ilustrados por 30 artistas”.
A reforma da Sala Cecília Meireles, na Lapa, Rio de Janeiro, é outro projeto em andamento patrocinado pela Souza Cruz. Em seus 48 anos de existência, a sala foi palco de espetáculos com a participação de grandes nomes da cena musical brasileira. Após a reforma, ampliará ainda mais seu papel como moderna sala de concertos, com apresentações regulares e uma programação abrangente.
Além dessas, a empresa também é a patrocinadora da peça “Frida Kahlo”, em homenagem a um ícone latino das artes visuais. Em cartaz no Teatro Raul Cortez, a apresentação tem dramaturgia de Maria Adelaide Amaral e aborda a vida, obra e relação de Frida com o gênio do muralismo Diego Rivera.