O diretor de operações Coca, entre Marques e Ronaldo, irá comandar o dia a dia da empresa

O ex-jogador de futebol e presidente da 9ine, Ronaldo Nazário, e o fundador da Elemidia e VP comercial da Vevo no Brasil, Ricardo Marques, são os sócios-investidores da agência de mídia de influência Spark Ink. A sociedade se completa com Rafael Coca, que tocará a empresa como diretor de operações. “Trabalhei anos no grupo Newcomm com gestão de marca e depois fui para a 9ine, onde fiquei dois anos, cuidando de gestão de imagem. Na Spark, vou juntar esses dois conhecimentos”, explicou Coca. A mídia de influência usa o poder de endosso e engajamento dos campeões de público nas redes sociais para divulgar marcas.

A agência chega ao mercado com o objetivo de promover a ativação das marcas usando as redes sociais das celebridades e de influenciadores. A equipe  hoje é formada por 15 pessoas, incluindo as áreas comercial, atendimento e análise.

A experiência dos três sócios será essencial para o novo negócio. “Ronaldo foi um case estreando o Twitter dele em parceria com a Claro, há alguns anos”, lembrou Coca, referindo-se à primeira conta corporativa criada na rede social, em 2010, mobilizando 4,5 milhões de seguidores para a marca. O executivo também citou a expertise de Marques na área. “Ele entende o artista como um canal”, contou Coca, observando que, neste aspecto, a nova agência tem bastante sinergia com a Vevo. Recentemente o canal de vídeos voltados ao mundo da música lançou uma grade de programação especialmente para o Brasil com foco no uso dos artistas como canais de mídia.

A Spark usará todas as redes sociais, de acordo com o que for mais adequado ao projeto. Além disso, também não haverá celebridades que tenham contratos de exclusividade com a agência. “Não vamos ter agenciados exclusivos. Optamos por ter liberdade para escolher os artistas mais adequados para cada uma das marcas. Oferecemos estratégia para as empresas”, falou Coca.

Para dar apoio às ações, a agência criou uma ferramenta exclusiva, o Spark Tracker. O software permite uma análise do perfil dos seguidores de cada artista. A ferramenta apresenta dados demográficos de seguidores e mede a performance dos influenciadores, ajudando assim a descobrir qual é o canal mais indicado para cada uma das ações. “A ideia não é apenas atender as agências, mas agregar estratégia e inteligência às ações. Com o software, conseguimos planejar e mensurar os resultados”, explicou o executivo.

A Spark Inc já está em operação, mas o executivo não revela os projetos que está tocando. “Já temos 20 projetos em andamento, mas ainda não podemos falar em marcas”.