Divulgação

O Sport Club do Recife lançou a ação “Adote um Pequeno Torcedor”, o primeiro programa de adoção apoiado por um time de futebol. O objetivo é conseguir famílias para as crianças que vivem em abrigos. Todo o trabalho social foi criado e desenvolvido em parceria com a Segunda Vara de Infância e Juventude do Recife (PE) e com o Ministério Público de Pernambuco, de acordo com as leis brasileiras. Neste primeiro momento da ação, 43 crianças de diversos abrigos estão envolvidas, todas da capital pernambucana e com idade acima de sete anos.

No Brasil, quase 94% dos pais interessados em adotar buscam crianças menores de sete anos. No entanto, 78% das crianças que estão esperando por uma adoção já passaram dessa idade. Os dados são do Cadastro Nacional de Adoção e foram fornecidos pelo Conselho Nacional de Justiça. “A ideia é que a paixão pelo futebol e pelo Sport seja a primeira conexão entre futuros pais e filhos. Além de ter mais um torcedor do Sport na sua casa, crianças sempre levam alegria, amor e carinho, não importa a idade que elas têm”, diz o presidente-executivo do Sport, João Humberto Martorelli.

Ele ainda lembra que, apesar de esta ser uma ação apoiada pelo Sport com o objetivo de sensibilizar a sua torcida, quando o tema é adoção, não há rivalidade. “Pessoas de qualquer região do país e não apenas torcedores do Sport podem apoiar a causa. Queremos que a campanha mobilize todo o Brasil para que o maior número possível de crianças que vivem em abrigos sejam adotadas”, completa o presidente.

Divulgação

Há cerca de um ano, estão trabalhando no projeto “Adote um Pequeno Torcedor”, além do próprio clube, as promotoras de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Ana Maria Maranhão e Daniela Brasileiro; o juiz da Segunda Vara de Infância e Juventude do Recife, Elio Braz, e a Ogilvy, agência de comunicação responsável pela conta do clube desde 2012.

O lançamento do projeto “Adote um Pequeno Torcedor” foi programado para este último domingo (30), em jogo do Sport contra o Flamengo, na Arena Pernambuco. Algumas ações foram preparadas, como a presença das crianças no campo ao lado dos jogadores, bandeirão com o tema da campanha, faixas, apresentação de vídeo à torcida, entre outras. Para divulgar mais o projeto, foi criado ainda um site (www.adoteumpequenotorcedor.com), no qual é possível conhecer o perfil das crianças que podem ser adotadas – todas da Segunda Vara.

CORDEL
A comunicação visual da campanha foi feita em cordel, com uma caricatura de cada criança. No site ainda há informações sobre a lei brasileira que trata de adoção e os contatos da Justiça caso alguém se interesse em adotar. É importante pontuar que o site é apenas uma ferramenta para divulgar a ação – não facilita nem encurta nenhuma das etapas. A partir dali, todos os processos devem seguir os trâmites legais, sem nenhuma interferência dos envolvidos no projeto “Adote um Pequeno Torcedor”.

Ainda para chamar a atenção para a causa, foram criados um filme e várias peças para mídia online e redes sociais. Todo o trabalho é voluntário, portanto não envolve nenhum tipo de remuneração para nenhuma das partes. A produtora é a Academia de Filmes, que atuou em parceria com a Urso Filmes.

“Depois de duas grandes ações sociais do Sport – uma para doação de órgãos e outra para combater a violência nos estádios –, fica claro que o engajamento da sociedade local e o apoio dos órgãos públicos são fundamentais para que uma campanha social tenha sucesso e resultados reais”, diz Fernando Musa, CEO da Ogilvy.

Musa falou ainda que o objetivo é chamar a atenção do público para um assunto importante. “Queremos levantar a discussão. A ideia é que este assunto permaneça em discussão mesmo depois da ação e que chegue em todo o Brasil”, diz.

A campanha de doação de órgãos feita pelo clube levou GP em Cannes na categoria Promo em 2013. “Fãs Imortais” recebeu o apoio da torcida, que adquiriu o cartão de “doador rubro-negro”. Outra ação do time, também premiada em Cannes, foi “Mães seguranças”, que envolveu 30 mulheres que foram uniformizadas de seguranças.

 https://www.youtube.com/embed/EKxjmebmBCE