O consumo de podcasts no Brasil cresceu nos últimos anos. Um exemplo disso é que, no trimestre deste ano, o Spotify registrou um consumo de mais de 30% entre os usuários que engajaram com podcasts, enquanto as taxas de retenção semana-a-semana e mês-a-mês atingiram níveis históricos. Por esse motivo, a plataforma traz ao Brasil uma nova forma para os anunciantes aproveitarem este canal de mídia — Spotify Podcast Ads.

Com a tecnologia Streaming Ad Insertion (SAI), o Spotify Podcast Ads entrega e gera relatórios sobre impressões confirmadas em vez de downloads. A partir de agora, segundo a plataforma, os profissionais de marketing têm informações importantes sobre quem ouviu o anúncio e qual foi o desempenho do criativo.

Consumo de podcast no Spotify aumentou no segundo trimestre do ano (Fixelgraphy/ Unsplash)


A Chevrolet foi um dos anunciantes que já investiu na nova solução do Spotify em um projeto liderado pela Isobar, a dentsu company. “A Chevrolet vem digitalizando a sua forma de interagir e se comunicar com o consumidor nos mais diversos canais. O Spotify é a mais nova ferramenta nesta nossa jornada estratégica e trouxe dados totalmente novos para a publicidade em podcasts. Estamos animados com a parceria que fechamos”, comenta Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing da GM América do Sul.

Os anunciantes podem comprar Spotify Podcast Ads em podcasts originais e exclusivos do Spotify — com veiculações de anúncios em preroll, midroll, ou postroll nos episódios do podcast. Criadores desses programas, bem como uma rede de dubladores profissionais, também podem se unir a anunciantes para ajudar a dar vida ao anúncio criativo dos podcasts no Spotify.