O futuro é o áudio e o Spotify quer estar na liderança desta tendência, segundo sua Chief Creative Officer, Dawn Ostroff. Em um bate-papo com a cantora Camila Cabello (famosa pelo hit Havana) no Terrace, do Cannes Lions, moderado pela jornalista da Variety, Shirley Halperin, Dawn comentou alguns dos motivos que a fazem acreditar que o áudio tem um futuro promissor pela frente.
“O áudio permite que se faça muitas coisas enquanto se escuta, não precisa engajar muitos sentidos. A segunda vantagem é que é muito íntimo, seja uma música ou um podcast. A intimidade do meio é algo que tem realmente pego as pessoas de surpresa: você se sente parte de algo, ou acredita que alguém fala diretamente para você. É uma experiência personalizada e difícil de explicar, mas é o que parece agradar a maioria das pessoas”, disse Dawn.
Dawn disse que outra vantagem do meio, com modalidades de storytelling que estimulam a imaginação, é atrair gerações de pessoas que lêem menos, proporcionando experiências próximas da leitura. Gimlet e Parcast são algumas das empresas de podcasts que o Spotify adquiriu mais recentemente, de olho em novos formatos de conteúdo para a plataforma. Em breve estrearão podcasts próprios Michelle Obama e o ex-presidente Barak Obama, a convite da plataforma.
“Ambos têm muita segurança sobre o que têm a dizer, e decidiram cada um ter a sua série de podcasts. Além disso, vão produzir podcasts para nós, sobre temas que ainda estamos discutindo. O timing é muito bom e tenho certeza de que as pessoas têm muito interesse em tudo o que eles têm a dizer”, disse Dawn.
O Spotify tem hoje mais de 200 milhões de usuários, sendo que pelo menos 70 milhões nos EUA. Dawn diz que gostaria que a empresa se tornasse a maior plataforma de áudio do mundo, com altíssimo índice de personalização, e grande apoio das marcas, que já vem usando seus recursos para contar suas histórias.