Serviço oferece mais de 20 milhões de músicas em seu catálogo

 

O serviço de música por streaming Spotify, que desde o ano passado vem montando uma equipe para operar no Brasil, finalmente dá início a sua atuação no país, ainda que de forma limitada. A empresa disparou nesta terça-feira (1º) e-mails para usuários pré-cadastrados na base da companhia com um link de acesso ao catálogo de mais de 20 milhões de músicas do serviço.

O acesso, por enquanto, só é permitido para convidados. “O Spotify está chegando ao Brasil. Nesse primeiro momento, apenas algumas pessoas irão receber acesso antecipado para curtir milhões de músicas através do computador ou smartphone”, disse a companhia em seu convite. Com o link, os usuários selecionados podem baixar o software, vincular a conta ao Facebook e utilizar a versão premium do serviço gratuitamente, que permite acesso a músicas pelo smartphone. A plataforma já está totalmente em português.

Também já estão disponíveis informações sobre formatos de anúncio na plataforma, que incluem áudio, peças ilustradas e formatos de grande impacto. Alguns deles são o outdoor, que funciona como proteção de tela no computador do usuário por alguns segundos, e controles da página inicial, uma combinação entre capa de fundo e área interativa na primeira página. O Spotify Brasil também disponibilizou formulários para que os anunciantes contatem a empresa, embora ela ainda não informe seus contatos nem endereço no país, como faz com seus outros escritórios no mundo.

A chegada da empresa sueca acirra a disputa no mercado de música por streaming. O Brasil já é o oitavo maior mercado para música no mundo, segundo a IFPID (Federação Internacional da Indústria Fonográfica, em português). No mundo todo, o Spotify tem mais de seis milhões de assinantes e 24 milhões de usuários ativos. Já operam no país o francês Deezer, o americano Napster (recém-comprado pelo Terra), a inglesa Rara e o Rdio, dos fundadores do Skype.

Desde o ano passado a empresa vinha recrutando profissionais para seu escritório no Brasil. Gustavo Diament, ex-diretor de marketing da Claro, é quem responde pela operação do serviço na América Latina.