Segundo o 'Culture Next', 49% da geração Z global afirma que são mais propensos a comprar de marcas que patrocinam shows ao vivo

A sexta edição do relatório Culture Next, do Spotify, revelou que a geração Z valoriza conexões significativas, tanto em suas relações pessoais quanto em suas interações com marcas.

O estudo indica que 80% dos jovens dessa geração priorizam a compatibilidade musical em suas relações, superando até mesmo a preocupação com a aparência. No Brasil, esse número salta para 95%, destacando que preferências musicais semelhantes aprofundam as conexões.

De acordo com o relatório, as marcas têm uma oportunidade se conectar de forma autêntica com essa geração, tanto no ambiente online quanto offline.

Brian Berner, head global de vendas de publicidade e parcerias no Spotify, fala que a plataforma conta com 251 milhões de jovens dessa geração, e que por essas pessoas conectarem durante as tarefas cotidianas, isso oferece às marcas a oportunidade de se tornarem uma parte dessa conversa.

"Para os anunciantes, isso apresenta oportunidades únicas de alcançar públicos altamente engajados nesses momentos 'entre atividades' da vida que, de outra forma, seriam inacessíveis", finaliza.

Além desses dados, o relatório mostra que os jovens procuram por marcas que ofereçam experiências e conexões, principalmente em shows.

Dados coletados pelo Culture Next:

  • 49% da Gen Z valoriza o engajamento autêntico e afirma que uma marca que patrocina eventos de música ao vivo ou shows os tornaria mais propensos a comprar dessa marca no futuro;
  • 80% da geração Z no Brasil concorda que marcas que criam playlists para estados de espírito, humor e momentos específicos estão mais alinhadas com suas vidas;
  • No mundo, a geração Z é 104% mais propensa a fazer streaming em um console de jogos em comparação com os millennials. Eles estão escutando música e podcasts por meio de dispositivos conectados, incluindo smart TVs, consoles de jogos e alto-falantes, mostrando uma tendência crescente na escuta em grupo;
  • No Brasil, 78% da geração Z concorda que culturas de nicho e 'underground' estão se tornando cada vez mais 'mainstream', em parte, porque se tornou mais inclusiva, definindo o que está em alta;
  • Nos primeiros cinco meses de 2024, os Zs assistiram a 2,9 bilhões de minutos de podcasts em vídeo – um aumento de 58% em comparação ao ano passado durante o mesmo período. Impulsionados pela relação íntima que as pessoas têm com os anfitriões de podcasts, estamos vendo experiências ao vivo também ganharem força para os podcasters: 37% da geração Z assistiu a um show ao vivo ou gravação de um podcast, e 36% da geração Z participou de uma festa de exibição presencial para um novo episódio de um podcast em vídeo.
Foto de Hanny Naibaho na Unsplash