O "Carona Podpah" conta com patrocínio da Chevrolet e novos episódios todas as quartas-feiras

O Spotify e o Podpah se uniram para o lançamento de um projeto original da plataforma de streaming que soma música, conversas e carona, intitulado Carona Podpah.

Com estreia marcada para o dia 7 de junho e episódios todas as quartas-feiras, o projeto em vídeo conta com o patrocínio da Chevrolet e receberá diversos convidados para falar sobre as músicas que marcaram as suas vidas.

“A nossa relação com o Spotify não é de hoje e nós amamos fazer projetos com eles. O Spotify sempre abraça nossas ideias e com o Carona não foi diferente. Estamos muito empolgados com o novo programa, que sempre foi um sonho nosso”, afirmou Thiago Marques, conhecido como Mítico, um dos apresentadores do Podpah ao lado de Igor Cavalcante, o Igão.

O Carona Podpah também contará com uma playlist exclusiva com todas as músicas mencionadas, que será disponibilizada na descrição de cada episódio. Entre os nomes já confirmados do projeto estão as rappers Tasha & Tracie, a cantora e compositora Urias e o surfista Pedro Scooby, entre outros.

"A gente se propôs a ser um hub de conteúdo, mas sem repetir os formatos. A música está atrelada a o que o Podpah representa, que é a cultura urbana", apontou Victor Assis, CEO do hub.

Da esquerda para direita: Rodrigo Vizeu, produtor de podcasts no Spotify no Brasil; Victor Assis, CEO do Podpah; Mítico, criador e host do Podpah; Camila Justo; Rafael Romano, diretor de marketing do Podpah; Camila justo, líder de produção de podcasts no Spotify no Brasil. (Crédito: Bruno di Torino/Spotify)

Essa é a segunda vez que o streaming se une ao Podpah. Em 2022, Igão e Mítico foram os primeiros podcasters a utilizarem a funcionalidade de vídeo, disponibilizada pela primeira vez no Brasil e na América Latina pelo Spotify, com o projeto Podpah de Verão.

"O Podpah é um dos maiores e mais influentes podcasts no Brasil e retomar a parceria com esse projeto nos deixa muito felizes. Este lançamento reforça a potência dos podcasts com vídeo no Spotify, que permite aos criadores ampliarem suas formas de expressão na produção de seus conteúdos", ressaltou Rodrigo Vizeu, produtor de podcasts no Spotify no Brasil.

O áudio como potência para as marcas
O Spotify iniciou um movimento de projetos originais de podcasts, incluindo cases como o Mano a Mano, apresentado por Mano Brown e, agora, o Carona Podpah.

Essas uniões entre plataforma e criadores e/ou conteúdos não começou por acaso. De acordo com os estudos realizados pela plataforma, 49 milhões de pessoas consomem podcast no Brasil.

Segundo José Melchert, diretor de vendas no Spotify no Brasil, o que explica os números é a multitarefalidade que o áudio proporciona, que consiste em o usuário conseguir ouvir algo ao mesmo tempo em que está fazendo outras coisas. No caso dos podcasts, exclusivamente, o executivo destacou o fato de que a busca e o consumo por esse tipo de conteúdo, principalmente em áudio, foi alavancado pela pandemia.

José Melchert, diretor de vendas no Spotify no Brasil (Divulgação)

"Os podcasts vêm de uma crescente muito forte, principalmente pós-pandemia. Naquela época, as pessoas ficaram fadigadas das telas e queriam continuar se informando, entretendo e se distraindo de outras formas. Nisso, o podcast cresceu fazendo com que os podcasters passassem a ter um papel de influência sobre as pessoas", apontou o executivo.

Outro ponto apresentado pelas análises foi sobre a influência que os anúncios em áudio têm nos ouvintes, apontando que uma em cada cinco pessoas procura uma marca ou produto após ter escutado sobre o anúncio em áudio no Spotify e, destes, 30% afirmaram que provavelmente comprariam o produto.

"Mais de 60% dos ouvintes de Spotify são suportados por anúncios e essa é uma média global. No Brasil, nós temos mais de 126 milhões de ouvintes de áudio digital e, além disso, o país é o terceiro no ranking de ouvintes de podcast, ficando atrás só dos Estados Unidos e da China. O que isso nos mostra? Que o brasileiro é apaixonado por áudio, por música, por podcast. O foco do Spotify hoje é a geração Z, mais nova, que está super 'ok' em receber um anúncio em troca de uma música, então a gente precisa fazer essa ponte para ajudar as marcas a se conectarem com os usuários através do áudio", concluiu Melchert.