O crescimento 200% no último ano em São Paulo levou a agência SRCOM – que tem 27 anos de existência e sede no Rio de Janeiro – a ampliar o quadro de executivos no escritório paulistano, confiante no ritmo de crescimento da empresa. A agência, que acaba de conquistar a conta de trade marketing da Nextel, passa a contar com quatro diretorias estratégicas.
Serge Crespin, que foi sócio da Plano1 Comunicação, diretor da Publicis Dialog no Brasil e atuou na Publicis Londres por três anos, fica responsável pela diretoria de atendimento. Fernando Araújo, ex-XYZ Live e LED, é o novo diretor de criação e planejamento. Pedro Gameiro, que trabalhou na Walt Disney, no Grupo Motivo, na Europa e no portal IG no Brasil fica responsável pelas áreas comercial e de desenvolvimento de negócios. Completa o time paulistano Andrea Brandi, que começou a carreira de produção de eventos na SRCOM Rio, há oito anos, e assume a diretoria de operações da agência.
“A SRCOM já realizava eventos no âmbito nacional, mas a presença em São Paulo era fundamental para consolidar as operações locais. Como o escritório em São Paulo é relativamente novo, investimos pesado na prospecção de novos negócios, tanto no que diz respeito a novas contas e novos clientes, quanto junto a clientes existentes. O momento da Copa também ajudou, mas o resultado se deve ao esforço não só do time de novos negócios, também da equipe de atendimento que identificou oportunidades nos clientes da casa” diz Flávio Machado, sócio-diretor da SrCom.
Segundo ele, São Paulo tem um perfil mais corporativo, enquanto o Rio tem como tradição a realização de grandes eventos ao ar livre, como o Reveillón de Copacabana – organizado pela empresa, que durante a Copa também realizou as edições do Fifa Fan Fest Rio. Este último reuniu mais de 815 mil pessoas em 25 dias de evento.
No Rio, os clientes são TV Globo, Nike, FIFA, Bradesco Seguros e Coca-Cola. Já em São Paulo, a agência atende Unidas Rent a Car e a SAP, empresa alemã de software empresarial. Para este último cliente, realizou em fevereiro o SAP Fórum 2014, evento que reuniu mais de oito mil pessoas entre especialistas, clientes e parceiros da área de tecnologia do mundo todo.
Durante a Copa, a SrCom São Paulo criou e executou ações de marketing para Kia, Hyundai e Castrol. Para a Hyundai, em parceria com a Innocean, foi responsável pelo planejamento e execução de ativações de marca montados nnas Fan Fests e em estádios no Rio de Janeiro (Maracanã), Curitiba (Arena da Baixada), Brasília (Mané Garrincha) e Belo Horizonte (Mineirão). Jogos interativos com alusão ao futebol, cabines de fotos e meeting points foram algumas das ações oferecidas nesses espaços. Os meetings points também foram montados para a Kia, nos estádios de São Paulo (Arena Corinthians) e de Porto Alegre (Beira Rio).
Machado diz que o maior desafio na área de eventos é, principalmente, lidar bem com a sazonalidade. “A empresa precisa planejar bem os ganhos e os custos e buscar diversificar suas ações, já que o intervalo entre duas edições de um mesmo evento geralmente é de um ano. No caso da Copa do Mundo, por exemplo, são quatro”, observa.
Para crescer, é preciso investir em inovação de formatos e criatividade, além da qualidade de entrega. Envelhecer, nem pensar. “Felizmente, a empresa rejuvenesce a cada evento que desenvolve, pois trabalhamos com uma variedade de clientes de perfis completamente diferentes. Acho que podemos dizer que a união e o equilíbrio entre razão e emoção nos ajudam a manter jovens e capazes de gerar momentos inesquecíveis, seja em grandes espetáculos, seja em ações de live marketing.”, conclui.