Em 2015, com três anos de fundação, a Fotoploc, startup de álbuns de figurinhas com fotos adesivas, fechou um trabalho para o Banco do Brasil.
Por ter sido um período de grandes resultados para a organização, a Diretoria de Clientes desejava realizar uma ação de final de ano especial com os funcionários, para tornar o momento inesquecível e integrar a equipe.
Era o primeiro projeto B2B da Fotoploc. E logo passaram a ser vários e para diversos segmentos.
Em 2020, no aniversário de 10 anos de carreira da Anitta, sua equipe decidiu presentear os fãs porque os shows presenciais foram suspensos na pandemia. A ideia era de proporcionar um show particular em formato de álbum de figurinhas, no qual toda a trajetória da celebridade foi contada em fotos adesivas.
No mesmo ano, outro case importante foi o criado para o Zé Delivery. Mesmo no contexto desafiador, a companhia conseguiu quebrar recordes. Para agradecer seus profissionais por todas as conquistas, a corporação presenteou o time com álbuns de figurinhas que retrataram os momentos marcantes do ano e registraram os membros da equipe.
Além destes, a Fotoploc já desenvolveu projetos criativos para empresas como Nestlé, Big Bang Joalheria, Pier, Óticas Carol, Columbia, Sicredi, Muellen Agencia e Ignição Digital.
Com o crescimento da demanda de empresas em oferecer presentes personalizados aos seus públicos estratégicos, a startup criou uma equipe especializada em prospectar novos clientes e desenvolver projetos com foco nas vendas do segmento B2B.
Com três pessoas ocadas apenas em projetos B2B e B2B2C, o objetivo dessas ações é promover a celebração de momentos especiais, reforçar os valores da companhia e melhorar o clima organizacional com seus colaboradores.
Camila Sallaberry, sócia-fundadora da Fotoploc, explica que a startup atende segmentos bem variados e a demanda aumenta em datas como Dia das Mães / dos Pais, Natal, aniversários e outros marcos das empresas. “Os álbuns podem ser utilizados como ferramenta de integração, motivação e reconhecimento da equipe e também para surpreender e fidelizar clientes”, conta.
A executiva explica também que muitas das ações são destinadas a campanhas de comunicação interna, sendo que as empresas acabam comprando os álbuns para surpreender seus funcionários. “Na maioria das vezes, as organizações procuram contar sua história, o caminho percorrido por seus colaboradores e fazer o registro de momentos marcantes de integração entre os times”, afirma.
A startup tem sede em Brasília e conta com um catálogo com mais de 80 modelos de álbuns de temas variados, que permeiam entre viagens, pets, família, amigos, namorados, pedidos de casamento, futebol e personagens especiais. A empresa não revela a participação do segmento dentro do faturamento, mas afirma que o índice desse tipo de venda é superior à comercialização de álbuns para consumidores finais e o ticket médio também é maior.
Segundo Camila, dentre nossos planos futuros para o público corporativo está atingir o maior número de empresas possível e ir além de disponibilizar apenas álbuns de figurinhas personalizados. “Queremos nos tornar cada vez mais reconhecidos no universo organizacional e ser a melhor opção no desenvolvimento de ações internas ao apresentar produtos novos, criativos e inovadores”, indica.