Em 2015, com três anos de fundação, a Fotoploc, startup de álbuns de figurinhas com fotos adesivas, fechou um trabalho para o Banco do Brasil.

Por ter sido um período de grandes resultados para a organização, a Diretoria de Clientes desejava realizar uma ação de final de ano especial com os funcionários, para tornar o momento inesquecível e integrar a equipe.

Era o primeiro projeto B2B da Fotoploc. E logo passaram a ser vários e para diversos segmentos.

Case com o Zé Delivery aconteceu em 2020. Álbum foi uma forma de agradecimento pelos resultados do time em um ano desafiador (Divulgação)

Em 2020, no aniversário de 10 anos de carreira da Anitta, sua equipe decidiu presentear os fãs porque os shows presenciais foram suspensos na pandemia. A ideia era de proporcionar um show particular em formato de álbum de figurinhas, no qual toda a trajetória da celebridade foi contada em fotos adesivas.

No mesmo ano, outro case importante foi o criado para o Zé Delivery. Mesmo no contexto desafiador, a companhia conseguiu quebrar recordes. Para agradecer seus profissionais por todas as conquistas, a corporação presenteou o time com álbuns de figurinhas que retrataram os momentos marcantes do ano e registraram os membros da equipe.

Além destes, a Fotoploc já desenvolveu projetos criativos para empresas como Nestlé, Big Bang Joalheria, Pier, Óticas Carol, Columbia, Sicredi, Muellen Agencia e Ignição Digital.

Com o crescimento da demanda de empresas em oferecer presentes personalizados aos seus públicos estratégicos, a startup criou uma equipe especializada em prospectar novos clientes e desenvolver projetos com foco nas vendas do segmento B2B.

Com álbum, equipe de Anitta presentou fãs após cancelamento de apresentações presenciais na pandemia (Divulgação)

Com três pessoas ocadas apenas em projetos B2B e B2B2C, o objetivo dessas ações é promover a celebração de momentos especiais, reforçar os valores da companhia e melhorar o clima organizacional com seus colaboradores.

Camila Sallaberry, sócia-fundadora da Fotoploc, explica que a startup atende segmentos bem variados e a demanda aumenta em datas como Dia das Mães / dos Pais, Natal, aniversários e outros marcos das empresas. “Os álbuns podem ser utilizados como ferramenta de integração, motivação e reconhecimento da equipe e também para surpreender e fidelizar clientes”, conta.

A executiva explica também que muitas das ações são destinadas a campanhas de comunicação interna, sendo que as empresas acabam comprando os álbuns para surpreender seus funcionários. “Na maioria das vezes, as organizações procuram contar sua história, o caminho percorrido por seus colaboradores e fazer o registro de momentos marcantes de integração entre os times”, afirma.

A startup tem sede em Brasília e conta com um catálogo com mais de 80 modelos de álbuns de temas variados, que permeiam entre viagens, pets, família, amigos, namorados, pedidos de casamento, futebol e personagens especiais. A empresa não revela a participação do segmento dentro do faturamento, mas afirma que o índice desse tipo de venda é superior à comercialização de álbuns para consumidores finais e o ticket médio também é maior.

Segundo Camila, dentre nossos planos futuros para o público corporativo está atingir o maior número de empresas possível e ir além de disponibilizar apenas álbuns de figurinhas personalizados. “Queremos nos tornar cada vez mais reconhecidos no universo organizacional e ser a melhor opção no desenvolvimento de ações internas ao apresentar produtos novos, criativos e inovadores”, indica.

Primeiro case B2B da Fotoploc, trabalho para o Banco do Brasil foi feito em 2015 (Divulgação)