O omnichannel, conceito de integração de lojas on e off-line, parece ser uma realidade ainda distante no Brasil, mas surgem tentativas no mercado de explorar o potencial de oferecer aos consumidores a possibilidade de comprar on-line e retirar o produto na loja física, por exemplo, além de outras características da interação entre o virtual e o real no varejo.
Dedicado a resolver este problema, o empreendedor André Camargo fundou no ano passado a startup OneTwo, dona da plataforma digital homônima que integra o estoque de lojas de rua e de shopping centers para oferecer opções de compra online por meio do aplicativo e também atrair os consumidores para as lojas físicas. “A ideia é ajudar os lojistas a venderem mais e solucionar um problema que incomodava a mim mesmo”, diz.
Segundo Camargo, a funcionalidade da ferramenta se alinha ao perfil do consumidor brasileiro no momento em que cresce a influência da internet nas decisões de compra. Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz indica que a web é a principal fonte de pesquisa na hora do brasileiro sair às compras. O levantamento mostra que nove em cada dez consumidores realizam buscas pela rede antes de realizar suas compras nas lojas físicas.
“Com o aplicativo, o lojista físico consegue atrair clientes até seu estabelecimento por meio de vantagens que os incentivam a consumir na loja”, afirma Fabio Matsumoto, cofundador e sócio da empresa. “O modelo da plataforma visa aliar a comodidade da pesquisa de compra online com a agilidade da compra no ambiente físico, eliminando um dos gargalos do e-commerce hoje, que é o delivery”, conclui.
De acordo com os sócios, um dos diferenciais da OneTwo é que mesmo lojistas sem plataformas de vendas online podem disponibilizar seus produtos no aplicativo. Basta enviar uma foto e um número de identificação para se ter um controle de estoque. Ao consumidor, é oferecida as opções de concretizar a compra online e ir diretamente à loja, que em geral estará próxima do potencial cliente, pois o app mostra o conteúdo aos usuários pela proximidade da loja e a novidade da promoção.
O aplicativo já está disponível para varejistas de São José dos Campos, no interior de São Paulo, e, segundo o CEO da OneTwo, chegará a capital paulista em breve. Entre as redes que utilizam o app em São José estão Hering, World Tennis, Tennis One, The Beauty Box, do Grupo Boticário, e Sidewalk.
“Os varejistas estão precisando de algo que seja mais profissional e queremos preencher esse espaço”, afirma Camargo, líder da startup que conta com investimento do Grupo Abril e da Plug and Play.