Cinco jovens empreendedores se uniram para criar a Moccato, o primeiro clube de assinatura de cápsulas de café e que em quatro meses já se tornou o maior clube de café do país, com 3 mil assinantes. A aposta dos cinco sócios foi na praticidade da delivery mensal de acordo com o perfil do cliente e também a qualidade do produto: são grãos recém-torrados encapsulados apenas uma semana antes da entrega a um preço competitivo. As cápsulas funcionam nas máquinas Nespresso e custam um pouco mais barato que os originais da marca suíça. No entanto, as cinco opções são de cafés especiais arábicos.
“O cliente assina e entra em uma das datas de corte, que será a mesma data nos meses seguintes. Durante algumas vezes por mês, o café é torrado, encapsulado e entregue ao cliente em até sete dias. Isso torna o sabor da cápsula Moccato única”, explica o empreendedor Fabrizio Serra, CEO e idealizador do projeto e fundador do projeto ChefsClub. Seus sócios são Ian Petersen (COO e ex-diretor-geral da cervejaria Allegra), Dimas Cyriaco (CTO e programador de projetos como Favela Wars e Split Play), Diego Daminelli (CMO, ex-sócio da Hi-Midia/Afilio) e o especialista em cafés e barista Emerson Freitas.
A empresa nasceu com um investimento inicial de R$ 1 milhão, estima faturar R$ 3 milhões nos próximos 12 meses e alcançar 20 mil assinantes até o fim de 2016. As vendas são 100% online. A oferta da Moccato inclui uma seleção de cinco tipos de café de grãos premium de fazendas do sul de Minas Gerais e do Espírito Santo e trabalha com estoque zero. O café chega ainda verde ao Rio de Janeiro, onde é torrado, moído e distribuído a partir de um espaço no Rio de Janeiro.
Todo o visual da marca – incluindo embalagens e site – foi criado pela agência de design Plau. Daminelli, um dos sócios do projeto, vem criando de ações de marketing para o café que incluem publicidade online via adservers, envio de kits para formadores de opinião, degustações e eventos.