Apesar da importância no varejo, a Black Friday também é conhecida como uma data alucinante, com uma infinidade de ofertas, filas longas, estresse no atendimento e entrega, e até perda de sono. Pensando nisso, a startup Zissou fechou suas operações nesta sexta-feira para que as pessoas curtam o dia da forma que desejarem, sem se tornarem vulneráveis aos elementos caóticos que o período representa.
“A euforia da Black Friday vai contra o nosso propósito de redefinir a relação das pessoas com o sono. […] Preferimos prioriazar a saúde do que tomar proveito de uma data para acelerar vendas”, explica Ilan Vasserman, um dos fundadores da empresa.
A Black Friday, de fato, tira o sono dos consumidores. De acordo com dados da agência Social Miner, em 2017, um dos principais picos de acessos no e- commerce foi registrado às 5 horas da manhã. O levantamento realizado pelo buscador Zoom identificou que o fluxo mais intenso de compras foi durante a madrugada: 45% dos interessados procurando ofertas e finalizando pedidos entre 0h e 4h.
Ao entrar no site da startup nesta sexta-feira, o internauta se depara com um poup-up que impede a navegação e mostra as vantagens obtidas por aqueles que ignoram a Black Friday: