As marcas recorrem às startups, geralmente, para ter ajuda em áreas como mídias sociais, marketing de conteúdo e publicidade móvel, afirma um estudo da Association of National Advertisers (ANA), nos Estados Unidos. A ANA e a Consumer Technology Association entrevistaram 171 anunciantes e consultaram, com profundidade, 12 executivos.
Em um terço das marcas que trabalharam com startups, 53% contrataram serviços na área de mídia social e 49% com gestão e desenvolvimento de conteúdo. Pesquisa e analytics registraram 45%, publicidade móvel 43% e marketing de automação, 39%.
Os principais objetivos por trás das compras desses serviços estão na solução para revolver problemas de negócios, em vez de adquirir essas tecnologias. E as principais vantagens da parceria para as marcas incluem a capacidade de alavancar os negócios com boas ferramentas, estar à frente das tendências emergentes, impulsionar a inovação e garantir vantagens competitivas com um custo razoável.
O fato de que as startups são ágeis, apaixonadas e centradas no cliente estão entre as características mais atraentes para os anunciantes. Um dos principais obstáculos para o trabalho das startups, o estudo afirma, é um fracasso em articular sua oferta de produtos de maneira significativa e relevante. Além disso, obstáculos incorporados aos riscos de segurança, especialmente se dados importantes e secretos estiverem envolvidos, e possíveis problemas legais e de conformidade, estão entre as advertências.
Alguns anunciantes também expressaram a preocupação de que seus parceiros inexperientes podem não ser capazes de cumprir as suas promessas – ou podem até mesmo sair dos negócios antes que os projetos sejam concluídos.
Os dados são provenientes da ANA, com conteúdo adicional do Warc