Relatório de Cannes Lions apontou que o mercado está otimista, mas ainda enfrenta tensões com clientes e nas relações internar

O Estadão anunciou o lançamento do "State of Creativity", relatório anual apresenta conselhos sobre como impulsionar o crescimento dos negócios usando a criatividade.

Enquanto 2023 foi marcado pelas preocupações macroeconômicas, o documento apontou que, em 2024, o sentimento de otimismo deve pairar no ar. De acordo com o estudo, as empresas relatam crescimento e um aumento no investimento em marketing, com 51% dos respondentes de marcas e agências afirmando que esperam um crescimento mais forte este ano.

Mesmo assim, os dados também mostraram duas tensões crescentes que estão afastando os stakeholders da criatividade, uma vez que a oportunidade de capitalizar esse sentimento com um trabalho criativo pode estar em risco.

Segundo a análise, muitos dos trabalhos que levarão Leões para casa em 2023 mostraram o impacto de se ter uma parceria saudável entre cliente e agência na qualidade da produção criativa, mas agora, os dados apontaram que a estrutura desse relacionamento está se desgastando para quase metade das agências.

"Este é um vislumbre único do cenário criativo global, e o que estamos vendo é que, embora o sentimento seja externamente otimista, internamente a indústria está em desacordo. Há otimismo em relação ao progresso e ao investimento, mas também tensões que precisam ser trabalhadas se quisermos realizar o potencial da criatividade como impulsionadora do crescimento", afirmou Spencer Fox, SVP, líder de negócios e consultor de Lions.

Outro ponto de atenção para 2024, segundo o relatório, é a relação de trabalho dos funcionários com as lideranças. De acordo a pesquisa, os respondentes do lado das marcas expressaram dificuldades em fazer com que os executivos abracem a criatividade, algo que foi atribuído, em parte, à ausência de pessoas criativas na sala de reuniões.

O "State of Creativity" também trouxe dados sobre os investimentos para o ano, apontando que as marcas que preveem um maior crescimento para 2024 estão mais propensos a priorizar a criatividade e terem mais gastos com marketing, em relação a 2023.  

"Nossos resultados mostram que as marcas que preveem um crescimento maior para 2024 são 6 vezes mais propensas a priorizar a criatividade, são 4,6 vezes mais propensas a ter um gasto de marketing maior do que em 2023 e investem mais na construção da marca. É uma evidência consistente para o caso de negócios da criatividade", completou Fox.