Nova rede social tem como ideia principal a reunião de fotos em formato de vídeo

 

Com pouco mais de um mês no ar e acesso livre a todos os internautas, a Stayfilm já acumula mais de 170 mil visitas e 130 mil visitantes únicos. A ideia para a construção da nova rede social, onde o usuário pode montar um filme sobre sua vida tendo por base fotos publicadas em outra rede ou guardadas no arquivo do computador, surgiu em 2010, após uma visita de Daniel Almeida, cofundador e CSO da plataforma, a alguns amigos. “Eles tinham voltado recentemente de uma viagem e tinham muitas fotos a mostrar. Foi quando veio à mente: ‘Deve ter um jeito mais bacana de contar essa história’”, lembra Douglas Almeida, irmão de Daniel e CEO.

A rede foi inaugurada em outubro de 2012, com capital de R$ 3 milhões, mas ainda bloqueada para o público. No início de outubro deste ano, o sistema foi liberado para convidados; no fim do mês, para todos. “Foi um período de testes”, explica Douglas. Ainda durante o acesso restrito, a Stayfilm teve a Fluir e o Google entre seus anunciantes.

Daniel e Douglas, fundadores da StayfilmPara montar o projeto, os empresários optaram por um caminho alternativo de captação de recursos. “Fomos a eventos destinados a startups, mas éramos um entre tantos. Para nós, era difícil o método tradicional, então resolvemos montar nosso próprio evento: convidamos 70 pessoas, entre amigos, formadores de opinião e clientes de quando trabalhávamos em agências; 58 compareceram. Saímos com seis sócios investidores e R$ 600 mil”.

Atualmente, a Stayfilm conta com 40 investidores e parceiros, entre eles Microsoft, Getty Images, DataStax e Predicta. Segundo Daniel, a meta é encerrar o primeiro ano com um milhão de usuários, subindo para cinco milhões em dois anos. No momento, cerca de 33 mil internautas estão cadastrados e mais de 37 mil vídeos foram produzidos, com número de visualizações superior aos 134 mil. Os brasileiros não são os únicos com acesso à rede, também presente nos Estados Unidos, Canadá, Portugal, França, Reino Unido e Espanha.

O sistema é simples e intuitivo e, em média de dois minutos, é possível montar um filme com trilha sonora, efeitos especiais em diferentes estilos e qualidade de cinema. A exemplo do Facebook, é permitido comentar e compartilhar produções (neste caso, mesmo fora da Stayfilm), bem como selecionar o botão “Yes!”, semelhante ao “Curtir”. O formato padrão é 640 x 360 px. Ainda no primeiro semestre de 2014, a rede terá um aplicativo mobile.

Para os anunciantes, a plataforma oferece duas opções de formato, além do banner tradicional: estilo patrocinado, com estética visual conectada à identidade das marcas; e “tela trailer”, com exibição de conteúdo enquanto o usuário monta seu filme. “Neste caso, há como captar a atenção do usuário, com menos dispersão em relação ao YouTube”, afirma Douglas. Ele adianta que cinco marcas já fecharam contrato com a Stayfilm, todas com campanhas para o próximo ano. “E já temos reuniões marcadas na Young & Rubicam, Wunderman e Publicis”.