A Microsoft anunciou nesta sexta-feira (23) que terá um novo líder em meados de 2014. Isso acontecerá porque Steve Ballmer, atual CEO da companhia, se aposentará daqui 12 meses, quando será concluído o processo de sucessão da empresa. Ballmer permanecerá como CEO até o momento de sua aposentadoria, liderando os próximos passos da companhia. “Nunca há uma hora perfeita para esse tipo de decisão, mas o momento certo é agora. Embarcamos em uma estratégia nova com uma organização nova e temos uma grande equipe de liderança”, disse o executivo no comunicado oficial da Microsoft.
O board de diretores apontou um comitê especial para dirigir o processo de sucessão. O grupo é chefiado por John Thompson, diretor independente, e inclui nomes como Bill Gates, chairman e fundador da companhia. A Microsoft está trabalhando com uma empresa de recrutamento e considerando candidatos externos e internos para encontrar um novo CEO. “Como membro do comitê de planejamento de sucessão, vou trabalhar próximo de outros membros do board para identificar um novo CEO. Temos sorte de ter Steve em seu cargo até que o novo CEO assuma suas funções”, disse Gates.
Ballmer tem 57 anos e trabalha na Microsoft desde 1980. Ele foi o primeiro gerente de negócios contratado por Gates. O executivo liderava o processo de transformação da empresa, que quer se tornar uma companhia de “serviços e dispositivos”. Durante o período em que foi CEO, a Microsoft se apoiou em produtos existentes, como o Windows e o Office, mas também expandiu seu portfólio, entrando no mercado de videogames e pequenos computadores.