Estudo da Askids indica que crianças e adolescentes dedicam em média 11 horas semanais nas plataformas

O estudo da Askids apontou que os serviços de streamings alcançam 86% das crianças e adolescentes no Brasil. A pesquisa ouviu 9.667 crianças e adolescentes entre 3 e 18 anos, entre abril e novembro de 2021.

Os dados foram coletados através de pesquisas online, em questionários distribuídos em mostra representativa da população conectada em nível nacional, segundo critérios de gênero, idade, nível socioeconômico e praça.

De acordo com a pesquisa, o público menor de idade do país dedica cerca de 11 horas semanas assistindo os conteúdos disponíveis nas plataformas de streaming. Nos casos de adolescentes entre 9 e 18 anos, o alcance ultrapassa 90% e chega a 13 horas semanais.

As plataformas mais acessadas pelo público infanto-juvenil no mercado brasileiro são Netflix (76%), YouTube (70%), Amazon Prime Video (35%), Disney+ (28%), Google Play (20%), YouTube Kids (19%), GloboPlay (16%), SBT (16%), StarPlay (8%), ClaroTV e Twitch (5% cada).

Entre os recursos destacados pelos usuários nas plataformas estão: conteúdo favorito, novidades, facilidade de uso, facilidade de pesquisa, notícias e variedades.

O estudo da Askids também mapeou o uso que crianças e adolescente fazem de canais nas redes sociais para buscar informação complementar sobre o conteúdo assistido via streaming, sendo o Youtube o canal em média mais usado (61%), seguido de Google (34%).

Outro ponto levantado pela pesquisa é a força que as séries e filmes tem no impulsionamento de compra de produtos: 6 de cada 10 crianças e adolescentes buscam produtos licenciados como vestuário, brinquedos e livros.