Armando Strozenberg, chairman da Euro RSCG Brasil e vice-presidente nacional da Abap, irá presidir a comissão “Comunicação, crescimento econômico e desenvolvimento humano” no V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação. De grande complexidade, o painel tem como objetivo discutir, entre outros assuntos, a contribuição da indústria da comunicação para o crescimento econômico, desenvolvimento e inclusão social. O publicitário contará, na mesa, com Martin Sorrell, chairman do grupo WPP, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, o ceo da Procter & Gamble, Tarek Farahta, a jornalista e comentarista especializada em economia, Miriam Leitão, e Jailson de Souza, presidente do Observatório de Favelas.
A comissão deverá focar três eixos: o valor da indústria da comunicação mercadológica para a sociedade brasileira; o papel do Brasil diante dos desafios impostos ao planeta pela futura produção finita de bens e serviços; e o potencial do singular modelo de negócios publicitários para atender às demandas dos milhões de novos consumidores brasileiros.
Segundo Strozenberg, comunicação, crescimento econômico e desenvolvimento humano implicam hoje, mais do que nunca na história do planeta, um equilíbrio delicadíssimo. “É a primeira vez que as comunicações de massa e one-to-one atuam simultaneamente junto aos mercados de consumo. Por outro lado, jamais os consumidores tiveram tanto poder de voz, mas alternando proteção institucional e fragilidade diante da ação libertina da mídia social”, diz. Nesse contexto, a proposta do painel é saber “como aprofundar e fortalecer as principais conquistas do nosso mercado” – que, mais do que nos demais países do Bric, garantem a liberdade de opção, tanto para escolher, quanto para consumir.
Em relação à contribuição da comunicação ao crescimento econômico, Strozenberg diz que haverá um esforço para verificar com fatos, estudos e pesquisas – acadêmicas e empresariais – se a comunicação em geral (e a propaganda em particular) estimula o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e da competição; se aumenta a velocidade de absorção das inovações; ou se há uma relação palpável entre crescimento econômico onde é maior o investimento per capita em propaganda.
Problemas como a corrupção e a alta carga tributária também serão abordados pelos integrantes da mesa, cada um de seu ponto de observação. “Os debatedores convidados identificarão não só estas questões como outras que eventualmente travam o desenvolvimento e crescimento do IDH e do PIB brasileiros”, garante Strozenberg. Por sinal, o presidente diz que escolheu os integrantes de sua comissão por terem visões teóricas próximas aos assuntos que irão debater, mas exercendo com práticas diferentes. “O Jailson, do Observatório de Favelas, uma organização social sediada na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, terá a oportunidade de expor um novo olhar sobre o tema do painel, enriquecendo a amplitude dos debates. Já o Martin Sorrell provavelmente nos trará uma visão sobre o tema de quem atua em centenas de países com culturas, regimes e modelos de sociedade diversos”, acredita.
O publicitário diz ter certeza que haverá ações concretas determinadas pelo seu painel, a partir do V Congresso.“Não tenho nenhuma dúvida disso”, afirma. E compara a missão de presidir uma comissão neste V Congresso com a tarefa de um comandante de aeronave de grande porte, repleta de copilotos na cabine, tão ou mais experientes e brilhantes que ele mesmo, sabendo que estão a bordo – em classe única – delegados atentos e exigentes com tudo que possa aperfeiçoar o trabalho de suas equipes, da sua comunidade profissional e da comunicação no seu país. “E esses copilotos esperam, ao final do voo, além de uma aterrissagem tecnicamente correta, um desembarque com a perspectiva de um futuro melhor, mais ético e mais justo”.
Além de “Comunicação, crescimento econômico e desenvolvimento humano”, outras 12 comissões farão parte do V Congresso da Indústria da Comunicação. João Batista Ciaco, presidente da ABA e diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat preside a comissão “Regionalização”; Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência, comanda “O futuro da profissão”; Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, preside “O consumidor com a palavra, sobre serviços de atendimento ao consumidor e pesquisa”; Nilton Monti, presidente da Frente Parlamentar para Defesa da Comunicação, “Comunicação one to one – personalização versus privacidade”; Alexandre Gama, sócio e presidente da Neogama/BBH, “Criatividade e sucesso”; José Carlos Salles Neto, presidente do Grupo M&M, “Sustentabilidade e comunicação”; o produtor Thomas Roth, da Lua Nova, comandará “Propriedade intelectual, legislação e ética”; Ricardo Scalamandré, diretor de negócios internacionais da Rede Globo, “As empresas de comunicação brasileiras, o mercado global e a marca Brasil”. A comissão “Novos caminhos para criar e fortalecer marcas”, será presidida por Marcos Simões, diretor de comunicação da Coca-Cola Brasil; José Victor Oliva, da Holding Clube, estará à frente da comissão “Grandes eventos – desafios e oportunidades”; e Luiz Fernando Vieira, sócio e vp de mídia da Africa e presidente do Grupo de Mídia de São Paulo, é o responsável por “As novas tecnologias e as novas fronteiras da mídia”.