O Super Bowl 50, edição histórica da final da liga de futebol americano dos Estados Unidos (NFL), realizada no último domingo (7), não bateu o recorde de audiência esperado, mas atingiu um dos números mais altos do evento. A partida vencida pelo Denver Broncos contra o Carolina Panthers foi vista por 111,9 milhões de telespectadores norte-americanos, uma ligeira queda em relação a 2015, mas, ainda assim, o terceiro mais alto índice da história da televisão nos Estados Unidos.
Segundo números levantados pelo Instituto Nielsen, a audiência foi inferior somente comparada aos 114,4 milhões da edição de 2015 e os 112,1 milhões de 2014.
Exibido pela rede CBS, o Super Bowl também foi bastante comentado nas redes sociais, sobretudo, no Twitter. Pelo menos 16,9 milhões de mensagens referentes a “Super Bowl 50” foram tuitadas por 3,8 milhões de contas.
Anunciantes conservadores
De acordo com uma crítica publicada no jornal New York Times, os comerciais transmitidos durante os intervalos dos jogos não apresentaram nada novo. Os anunciantes recorreram a fórmulas manjadas com humor, celebridades e animais como protagonistas das peças publicitárias.
Ao pagar US$ 5 milhões por cada 30 segundos, as marcas preferiram não ousar demais e explorar o riso para atrair os telespectadores. Entre as celebridades, apareceram Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, para o Skittles, o ator Willem Defoe vestido de Marylin Monroe para o chocolate Snickers, o também ator Alec Baldwin para a Amazon Echo e Arnold Schwarzenegger para o game Mobile Strike.
https://youtube.com/watch?v=21ivbtgqJkg
https://youtube.com/watch?v=WhfntLl6xx0
https://youtube.com/watch?v=EwVzgRfPoU8
Um dos anúncios mais contestados e mencionados negativamente nas redes sociais após o jogo foi o spot da startup de serviços financeiros SoFi, que fez sua estreia no Super Bowl este ano. O comercial recebeu críticas negativas porque divide os personagens como “grandes pessoas” e outros “nem tanto”.
Entre os mais bem avaliados pela imprensa e pelo público estão os comerciais do carro Audi, que tem como trilha sonora a canção “Starman”, do recentemente falecido David Bowie, e da cerveja Bud Light, que usa o ano de eleições nos Estados Unidos como gancho para o anúncio.
https://youtube.com/watch?v=diU_09jb4bI
https://youtube.com/watch?v=JohgwbpQuy8
Veja outros anúncios veiculados no Super Bowl 50 aqui.