O Super Bowl é reconhecido mundialmente por três características: ser o jogo de futebol americano mais emocionante da temporada, o show musical do intervalo e os comerciais de TV criativos veiculados enquanto a bola oval não está sendo jogada no ar pelos quarterbacks – não necessariamente nesta ordem. No entanto, os avanços tecnológicos e o fortalecimento das mídias digitais estão transformando a maneira como os anunciantes estão planejando as ações em torno do jogo.
Conscientes de que smartphones e tablets estão nas mãos dos consumidores mesmo durante o jogo, os patrocinadores do evento estão aumentando agressivamente a presença das marcas além dos tradicionais comerciais televisivos e criando ações na internet.
Um dos casos é a Mountain Dew, uma bebida da PepsiCo vendida nos Estados Unidos. A marca, que está lançando uma nova linha de energéticos, veiculará um comercial durante o jogo, mas não apenas isso. O produto já anunciou que irá expandir a campanha “It All Starts With Kick” (“Tudo começa com um chute”) para as mídias digitais em ações durante e depois do evento.
Levar a campanha transmitida durante o jogo para a internet não é a novidade. A questão é que as empresas estão fazendo mais do que somente replicar versões mais longas do comercial no YouTube. “Trata-se de mostrar uma história muito maior”, declara Dan Greenberg, CEO da Sharethrough, uma empresa especializada em criar e gerenciar publicidade em plataformas múltiplas.
Anunciante pela primeira vez no Super Bowl, a startup israelense Wix.com designou 60 pessoas para cuidar de uma campanha digital que complemente o comercial de TV.
Segundo David Burfeind, da agência norte-americana The VIA Agency, “o sucesso de uma marca como anunciante do Super Bowl depende de coisas que hoje vão mais além do sucesso de um comercial”.
Com informações de Adweek