O Super Bowl, jogo final da liga de futebol americano dos Estados Unidos (NFL), terá a sua 50ª edição realizada no próximo dia 7 de fevereiro e será protagonizada pelos jogadores do Carolina Panthers e Denver Broncos. No entanto, como já virou tradição ao longo das últimas cinco décadas, o evento também terá como atrativo os criativos comerciais que são veiculados nos intervalos da partida e representam um negócio multimilionário.
Um levantamento realizado pelo Ad Age Datacenter, da revista internacional Ad Age, somente neste ano o Super Bowl deve receber investimentos na ordem de US$ 377 milhões em veiculação de propagandas, valor superior ao dinheiro movimentado durante as décadas inteiras de 1960, 70 e 80, fato que mostra o crescimento de interesse do mercado publicitário no evento nos últimos anos.
Ao longo da história, de 1967, quando foi realizado o primeiro Super Bowl, até 2016, calcula-se que a final da NFL tenha captado um total de US$ 4,5 bilhões advindos da publicidade.
Além disso, o preço para veicular um comercial de 30 segundos, que na primeira edição há 50 anos era de US$ 40 mil (US$ 289 com a inflação corrigida), em 2016 está avaliado em US$ 4,8 milhões.
Veja o crescimento histórico do preço de veiculação de um comercial de 30 segundos no Super Bowl:
1973: US$100 mil
1985: US$500 mil
1995: US$1 milhão
2000: US$2 milhões
2009: US$3 milhões
2013: US$4 milhões
2015: US$ 4,5 milhões
2016: US$ 4,8 milhões