Desenvolvido em 2014 pela Tekap, o Super Troco tem o objetivo de diminuir os atritos com o consumidor pela falta de troco no varejo. Além disso, a plataforma estimula a adesão do consumidor por meio de benefícios como a conversão para pontos e a participação em sorteios com prêmios em dinheiro, gerando uma nova fonte de receita ao lojista e fidelizando o consumidor.
“De acordo com um estudo do Banco Central, realizado em 2018, pouco mais da metade da população utiliza apenas dinheiro vivo para pagamentos, um percentual que pula para 88% em pequenos gastos de até R$ 10. Até mesmo em situações de preço fixo, nas quais o troco é padronizado e pode ser previsto, como tarifas de transporte público e pedágios, o atrito e o prejuízo são grandes. Os efeitos negativos são ainda mais perceptíveis no varejo, onde valor e forma de pagamento são imprevisíveis. Por isso, buscar na inovação a construção de alternativas inteligentes é imprescindível”, diz Rodrigo Doria, CEO do Super Troco.
Para explicar os benefícios da plataforma e como a tecnologia soluciona o problema de falta de troco com baixo esforço e ainda gera receita para o varejo, o Super Troco participa da quarta edição do Next – Supermarket Generation, evento de inovação e tecnologia do varejo supermercadista.
O Super Troco ressalta que a plataforma é um programa de pontos para resolver o problema do troco no caixa e não para ser usado como um programa de pontos tradicional de fidelidade – apesar de ter a fidelização como um de seus benefícios.
Ainda segundo a empresa, a principal diferença entre as duas ferramentas é que o Super Troco tem custo zero de implantação e ainda gera receita na ‘venda’ do troco e participação nos sorteios. No caso dos programas de pontos tradicionais, o varejista realiza altos investimentos de implantação, manutenção, gestão e oferecimento dos produtos e benefícios.