O que trouxe você até aqui não é necessariamente o que levará você adiante. Esta premissa nunca foi tão verdadeira para o mundo da publicidade e permeou a palestra de Nick Law, CCO do grupo Publicis que esteve no palco do SXSW na manhã desta segunda-feira (11) falando sobre os desafios que o grupo vêm enfrentando nos últimos anos diante das transformações da indústria. Law começou sua palestra exibindo um vídeo no qual Steve Jobs, fundador da Apple, defende que as pessoas responsáveis por produto são mais importantes do que as de vendas e marketing:

Com essa mensagem, que no fundo resume sua apresentação, Law seguiu defendendo que os criativos que promoveram as maiores transformações no negócio da propaganda acabaram sendo infantilizados em épocas mais recentes, dando lugar no banco das decisões para pessoas de business e mídia, por exemplo.

Ele acredita que o desafio das agências de publicidade, hoje, é mexer profundamente em suas estruturas, muitas vezes ainda inspiradas nos modelos originais idealizados por Bill Bernbach nos anos 50. Montar times criativos com a liderança correta é o que pode transformar completamente o modelo e a entrega das agências hoje. Criativos devem continuar liderando, claro. Pessoas de produto são, essencialmente, os criativos. Law encara a criatividade como o produto final das agências. 

“Mudança é um problema de design. De estrutura”, garante. 

E é isso que Law tem procurado fazer nas agências do grupo Publicis com, segundo ele, bastante sucesso, a partir de grande receptividade por parte das pessoas.

O fim da BIG IDEA representa, basicamente, não focar mais numa ideia esperando que alguém se vire para executar.

“Os criativos vêm pensando sempre desta forma, e isso está errado. Criativamente, precisamos pensar na execução como ideia, também. Separar ideia de tecnologia, esperando que uma boa ideia resolva um problema e seja ‘adaptada’ à tecnologia é algo que precisa morrer. Precisamos nos descolar, definitivamente, do mito de que a Big Idea vai sempre resolver tudo.”, declarou.

Cobertura patrocinada por BETC/HAVAS