O South by Southwest (SXSW), festival que está acontecendo em Austin, Estados Unidos, está entrando na reta final. O evento tem gerado debates diversos sobre o futuro da tecnologia e da comunicação, abordando principalmente aspectos de como a primeira impacta na segunda. Desde soluções para erradicar a falta de acesso à água limpa e apresentação de premiações por campanhas que se destacaram na internet até palestras motivacionais, escolha do melhor videogame do ano e reformulação do modelo das agências de publicidade, o SXSW está movimentando não apenas a dinâmica capital do Texas como também o mundo da internet.
Essencialmente caracterizado pelo público conectado, além dos aguardados shows que marcam o festival todos os anos, o festival reúne uma série de curiosidades e cases de destaque. Um deles foi a estreia de “A Brave Heart: The Lizzie Velasquez Story”, documentário sobre Lizzie Velasquez, que ficou famosa no Youtube depois que um colega publicou um vídeo chamando Lizzie de “a mulher mais feia do mundo”. Em vez de abaixar a cabeça, Lizzie se tornou uma inteligente ativista contra o bullying na internet ao elaborar vídeos com dicas de maquiagem e temas inspiradores de superação pessoal. O fato ganhou ainda mais repercussão porque a cidade de origem de Lizzie é justamente Austin.
Outro fato que chama atenção foi o protesto de um Ronald McDonald’s contracultura na frente da tenda da rede de fast food construída para o evento. A intenção do protestante era falar sobre os malefícios da comida dos restaurantes da marca. A iniciativa partiu do site InfoWars, que tem feito uma cobertura menos convencional do evento. Em outra matéria, o site acusa o festival de censurar o político norte-americano Ron Paul, representante do Libertarianismo nos Estados Unidos.
https://www.youtube.com/watch?v=Y2sxsqkfHi8
Anônimos e famosos também estão marcando presença no evento cool e postando fotos nas redes sociais com a hashtag #SXSW.