A atriz Jessica Alba é um dos exemplos mostrados no SXSW de que as mulheres estão ganhando espaço no mundo empreendedor e tecnológico. Ela é fundadora de uma companhia que fabrica produtos não-tóxicos para bebêsUm grande número de mulheres protagonizou discursos-chave nesta edição do South by Southwest (SXSW). A análise é de Jon Swartz, chefe da sucursal de San Francisco do jornal USA Today que se deslocou para Austin, capital do Texas, para acompanhar o festival.

Um dos destaques do evento foi a presença da atriz Jessica Alba que, além de filmes, investiu os últimos anos desenvolvendo uma segunda carreira como fundadora da companhia Honest Co, que fabrica produtos domésticos não-tóxicos principalmente para bebês. “A geração Y é muito poderosa em relação à participação da mulher e é isso o que queremos”, disse a atriz e empreendedora.

O analista relata que as mulheres ainda estão pouco representadas no mundo tecnológico, principalmente mulheres negras e de origem hispânica – neste ponto ele analisa principalmente a sociedade norte-americana, onde estes grupos formam grande parte da população.

O jornalista cita a palestra da princesa saudita Reema Bint Bandar Al-Saud sobre iniciativas de empoderamento para mulheres em alguns setores da sociedade da Arábia Saudita, país que possui um dos regimes mais fechados do mundo e onde mulheres vem lutando para obter direitos básicos como, por exemplo, dirigir seus próprios carros.

No entanto, o USA today também valoriza a presença feminina em palestras e debates sobre os temas centrais do SXSW: tecnologia e interatividade. Jon Swartz fala sobre as intervenções de Cynthia Breazeal, professora do MIT, sobre o lado pessoal de robôs, e Sarah Leary, co-fundadora da Nextdoor, que falou especificamente de sua experiência na construção de uma companhia tecnológica.

Além disso, apesar de poder melhorar nos próximos, o texto revela que a presença de mulheres está crescendo também entre o público espectador das conferências.

Leia o artigo original completo aqui.