Em 2009, a agência convidada para criar a campanha nacional para o projeto Young Lions Brazil do Festival de Cannes é a Talent. A agência apresentou uma proposta que vem reforçar o que acredita ser a principal função das novas gerações de profissionais: renovar as idéias apresentando propostas e soluções diferentes e inovadoras. “O jovem profissional não pode só questionar um trabalho ou ficar repetindo fórmulas: tem que colocar a mão na massa e mostrar atráves da sua pasta que representa o novo. A propaganda precisa do novo.”, explica João Livi, diretor de criação da Talent.

Para dar forma a esse pensamento, a logomarca do projeto “ganhou vida” para figurar como protagonista da campanha. O alfinete com o fecho de leão (logomarca do projeto Young Lions Brazil) passa a exercer agora a função do instrumento com o poder de “rasgar” idéias já realizadas, materializando a defesa pelas propostas e pelos trabalhos diferentes dos que já foram feitos.

“Queremos lembrar que mesmo as melhores idéias precisam de evolução. Ninguém está questionando a qualidade das peças famosas, se o trabalho é bom ou ruim. Pelo contrário: a idéia é provocar os jovens profissionais fazendo da ‘alfinetada’ um símbolo do novo trabalho que precisa ser apresentado.”, completa Leo Macias, que assina a direção de criação da campanha juntamente com João Livi.
 
Todos os anúncios mostrarão peças premiadas em festivais rasgadas pela ponta do alfinete. As “alfinetadas” vêm para reforçar que tudo aquilo que já foi realizado, mesmo que consagrado, não deve ser repetido pelos jovens profissionais, como conclui o conceito da campanha: “Se já foi feito, já é velho”.

A criação da campanha do Young Lions Brazil 2009 é de Elias Torres (Young em 2006) e Alexandre “Nego Lee” Popoviski, com direção de criação de João Livi e Leo Macias.