O processo de reestruturação na F/Nazca Saatchi & Saatchi continua em andamento, após a saída do presidente e CCO Fabio Fernandes há pouco mais de um mês.
De acordo com fonte credenciada e próxima ao assunto, a conta da Mercedes-Benz, do grupo alemão Daimler AG, não permanecerá na agência.
A operação Publicis Emil, criada há cerca de dois anos para atendimento global exclusivo à montadora, menos na Alemanha, China e Estados Unidos, vai ser anexada à Talent Marcel, que ficou desimpedida ao deixar o atendimento à Honda.
Segundo a fonte, a transferência da Publicis Emil para a Talent Marcel, que é dirigida por Saulo Sanchez, também diretor de atendimento na F/Nazca S&S, faz sentido. As demais agências do Publicis Groupe no mercado brasileiro estão com marcas automotivas nos seus respectivos portfólios. A Leo Burnett Tailor Made cuida da comunicação 360º da FCA (Fiat Crysler Automotive); a DPZ&T, da Renault; e a Publicis, de Honda.
“A Talent Marcel tem expertise no segmento e é o destino natural da Mercedes-Benz e da Publicis Emil”, disse a fonte, que também garante que a F/Nazca S&S não será encerrada. “Nos próximos dias a agência vai encaminhar muitos pedidos de inserção de campanhas na mídia. A saída da Ambev faz parte do jogo, mas isso não vai interferir na continuidade do negócio”, acrescentou.
Sem demissão de profissionais até o momento, a marca F/Nazca S&S vai continuar, mas com ajustes para tornar a gestão do negócio adequada à entrega de ROI aos acionistas.
A dúvida do Publicis Group é se vai manter ou não o F na logomarca. Ou se adotará apenas a marca Saatchi & Saatchi. “Mas as implicações nessa direção levam tempo”, explicou a fonte.
A conta da Trident, da multinacional Mondelez, que está na F/Nazca S&S ainda é um incógnita. O Publicis Groupe e o WPP conquistaram recentemente a concorrência global do grupo de alimentos, que também tem as marcas Oreo, Cadbury, Toblerone, Milka e Halls, por exemplo. “Essa divisão ainda foi feita. Mas se a F/Nazca S&S tiver capacidade pode manter o negócio. Migrar para outra agência é uma possibilidade”, disse o interlocutor do PROPMARK, que prefere não ser identificado.