Depois de adotar um novo nome globalmente, a ex-Euro RSCG e atual Havas Worldwide também apresenta uma mudança estrutural na operação brasileira, envolvendo a área criativa. Antes com o comando dividido por duplas de criação, a agência passa a centralizar a responsabilidade em um único profissional, nomeado diretor executivo do departamento.
Quem assume a função é Tales Bahu, que há pouco mais de dois meses deixou a Africa — onde havia sido convidado a integrar o “dream team” de criação como redator. Antes, passou 15 anos na AlmapBBDO, sendo seis como diretor de criação, e também na WMcCann, no mesmo cargo. Agora, ele retorna à posição de liderança, um degrau acima. “Essa era uma coisa que eu sempre busquei. Tem uma hora na carreira que você quer ter a equipe toda junto com você. Mesmo nos cargos anteriores de comando, sempre tive alguém acima e agora, aqui na Havas, terei uma oportunidade bacana de liderança”, analisa Bahu.
O profissional, porém, não pretende se resumir a funções executivas, tomando como exemplo a forma de atuação do ex-chefe Marcello Serpa, sócio e diretor geral de criação da Almap. “Desde o começo deixei claro que gostaria de uma estrutura horizontal. Gosto de dividir opiniões, participar e deixar participarem, trabalhar como um verdadeiro time. Vi esse tipo de atitude do Marcello desde que cheguei lá na Almap. Ele, mesmo sendo sócio, colocava muito a mão na massa e nunca se nomeou ‘vp’ ou nada que gerasse distanciamento. Quero seguir por essa linha”, contextualiza, garantindo que não deixará de participar da criação de trabalhos.
Ficará sob a responsabilidade de Bahu a liderança das equipes de criação da Havas em São Paulo e no Rio de Janeiro, bem como da Havas Worldwide Digital. Integram o time de diretores de criação da operação Sidney Braz, Pedro Souza Celio Salles, Marcelo Bresciani e Rodrigo Corbari (SP); Alexandre Nunes (RJ); e Jonas Kuhner e Rodrigo Magalhães (digital).