O filme Liga da Justiça estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira (16), mas o longa está há meses movimentando a mídia em geral e principalmente a internet, com diversas marcas tentando conversar com esse universo e seus fãs, seja por produtos, seja por conteúdo, como no caso da TCL Brasil.
No dia 13 de novembro, a marca iniciou um branded content realizado pela agência Talent Marcel. O projeto é feito com o Twitter como canal viabilizador e o portal Omelete como produtor de conteúdo. Até o próximo domingo (19) o site fala sobre o filme, com a marca TCL inserida neste contexto.
Em outros países, a marca já realizou parcerias com filmes como Homem de Ferro, os Vingadores, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e Transformers: O Lado Oculto da Lua. Segundo Julio Mello, chefe de marketing da SEMP TCL, essa é a primeira vez que a TCL Brasil se associa ao mundo dos heróis.
A estratégia para ser a “TV dos herois” contempla uma série de promoções, como comerciais de TV de 30” em formatos exclusivos produzidos pela Turner, e que serão veiculados nos canais do grupo, como TNT e Warner Channel. São três comerciais, em que cada modelo de TV 4K da marca é representado por um personagem da Liga da Justiça: a Linha P pelo Flash, Linha C pela Mulher-Maravilha e Linha X pelo Batman. Ainda na Warner, a TCL patrocina todos os conteúdos sobre os bastidores do filme. A marca promove também campanhas de promoção, brindes e peças de campanha.
A parceria com o Twitter e o Omelete intensifica a ideia de falar com uma audiência segmentada: seguidores de perfis cujo o assunto é filmes e séries (desde canais de TV, até blogs geeks); interesses em filmes e séries e interesses em games. “Por meio deste modelo de negócio do Twitter, nós, como marca, podemos aumentar o alcance de conteúdos de qualidade produzidos por um parceiro”, explica.
Com quase um milhão de seguidores, o perfil do Omelete no Twitter tem produzido vídeos exclusivos sobre o longa para a rede social, além de Moments com enquetes e curiosidades. O ponto central acontece nesta sexta-feira (17), às 15h, com a transmissão de um programa ao vivo pela plataforma, com comentários de convidados sobre o filme e interação com os usuários, que poderão mandar perguntas aos apresentadores pela plataforma.
Os tweets do Omelete serão promovidos pelo perfil da TCL e levados à audiência ampliada e segmentada. Em todos os tweets, a TCL tem um “pre-roll” com um anúncio da empresa exibido antes do início dos vídeos e da transmissão do programa. E por meio dos ‘Conversational Cards’, os usuários podem fazer perguntas sobre o filme ao Omelete. Cada resposta gera um conteúdo exclusivo que é enviado automaticamente para o internauta.
Para Leonardo Stamillo, diretor editorial do Twitter Brasil, o modelo dessa parceria permite que o anunciante aproveite um conteúdo de qualidade e seguro para marcar presença em conversas relevantes para o consumidor. “O universo dos super-heróis e do cinema está muito presente todos os dias no Twitter. O Omelete vai usar formatos criativos para trazer conteúdo personalizado aos fãs da Liga da Justiça, incluindo um programa ao vivo dedicado ao tema”, diz.
De acordo com o Heroic Hollywood, o longa já arrecadou US$ 8,5 milhões no primeiro dia que esteve em cartaz em algumas regiões do mundo. Marcelo Forlani, sócio-fundador e diretor criativo do Omelete, acompanha de perto esse segmento e lembra outros longas da DC Comics, que repercutiram bem, como Mulher-Maravilha, e comemora a parceria para falar de Liga da Justiça no país.
“Nós do Omelete sabemos há muito tempo a força dos fãs de super-heróis. Afinal, nós somos fãs deste gênero desde pequenos. É muito legal ver que tem outras marcas entendendo isso também e trabalhando em conjunto para dar ao público o melhor conteúdo possível. É como se o Omelete fosse o Batman recrutando os outros heróis da Liga da Justiça”, diz.
O executivo Ricardo Freitas, presidente da SEMP TCL no Brasil afirma que a parceria com a Warner Bros. Pictures e Liga da Justiça se encaixa perfeitamente à filosofia central da TCL. “A TCL está comprometida em trazer inovação ao entretenimento feito para a televisão, imagens e som com tecnologia de ponta, proporcionando entretenimento como uma experiência envolvente.”
Em junho deste ano, o Twitter, o TechTudo e a Dell iniciaram uma parceria semelhante. O projeto prevê a de produção de conteúdo para a plataforma o ano todo com as principais novidades e eventos do segmento de games, além de torneios de eSports, como Brasil Game Show, GamesCom e as etapas do mundial e do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL). O início da parceria foi marcado pela cobertura da E3 (Electronic Entertainment Expo), maior feira de games do mundo, que aconteceu entre 13 e 15 de junho em Los Angeles.
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