Há 59 anos no Brasil, Technos busca se reposicionar no mercado e ser reconhecida como uma marca de relógios contemporânea e pioneira, que acompanha os momentos marcantes das pessoas. O seu novo posicionamento é marcado pelo lançamento da versão 2.0 do seu smartwatch Connect, o primeiro lançado no Brasil, em 2015. Segundo Ana Clara Cruz, gerente de marketing da empresa, a nova versão foi desenhada de acordo com insights dos próprios consumidores.
O novo modelo se conecta com o smartphone via bluetooth, possibilitando receber notificações de chamadas telefônicas, mensagens (SMS), redes sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp), email, lembretes do calendário, ajuste de hora automático e função “Encontre o seu relógio”. Ainda possui resistência à água até 50 metros, maquinismo desenvolvido na Suíça, e cinco anos de garantia.
O lançamento foi feito com a veiculação, nas redes sociais, de um vídeo baseado em uma história real, em que um casal fala sobre o nascimento do filho, que representa um dos momentos mais importantes em suas vidas e mostra o novo posicionamento sob o conceito Paixão por marcar o seu tempo, além da principal funcionalidade do produto, que é a notificação através do relógio. O projeto de conteúdo teve criação da Artplan e produção da Homem de Lata Filmes.
Foi a primeira vez que a marca investiu em uma campanha com protagonistas e história reais para comunicar um lançamento. No filme, é feita uma alusão à principal função do Connect: a marca é responsável por avisar ao futuro pai, que não está sabendo da ação, sobre o nascimento do filho por uma mensagem emocionante enviada pela mulher, através de uma projeção, surpreendendo-o em um momento totalmente inesperado. “Montamos uma verdadeira operação de guerra, porque não queríamos apenas um filme com atores, mas uma ação real, em tempo real, que demonstra de uma forma emocional e verdadeira como a marca faz parte da vida das pessoas”, conta Roberto Vilhena, VP de criação da Artplan.
Segundo Ana Clara, a marca quer ser conhecida como a aquela que dá significado à trajetória das pessoas e faz parte de suas vidas, empoderando-as a dar valor às suas experiências e conquistas individuais.
A Technos nasceu na Suíça em 1900, desembarcou no Brasil em 1958, e tornou-se líder na América Latina. “Já faz algum tempo que o comportamento das pessoas em relação à compra de relógio mudou. Hoje, a maioria usa relógio como acessório de moda, na busca por produtos que traduzam e representem seu estilo, personalidade e atitude. Este comportamento estabelece uma relação mais emocional do que funcional com as pessoas. Desta forma, construímos um relacionamento muito mais leal e verdadeiro, já que existe uma identificação particular de cada consumidor com o produto”, explica.
O principal desafio da marca é manter-se atenta aos desejos do consumidor. Segundo a gerente da empresa, em 2016 a marca focou em iniciativas “consumer centric” e branding: abriu o diálogo, se aproximou do consumidor e fez um amplo estudo de marca, revendo o posicionamento e resgatando o seu propósito. Em 2017, o objetivo é atuar principalmente no reposicionamento da marca.
“Com a TV conseguimos ganhar alcance e presença, com out of home, ampliar a cobertura e fazer parte da jornada do consumidor. Já com a internet, estreitamos o relacionamento de forma mais interativa e dinâmica, estabelecendo uma troca com nossos consumidores. Daremos foco aos pontos de contato identificados por meio de pesquisas e estudos: TV, OOH e internet, que são os mais influenciáveis da categoria e mais relevantes para o nosso target”, complementa.