Grande desafio das empresas será encontrar e atrair talentos

A 12ª edição do Guia Salarial da Robert Half aponta as perspectivas para a evolução de salários e habilidades necessárias a quem trabalha em diversos setores, incluindo o marketing.

Segundo o estudo, as posições em alta no setor para 2020 são: analista de inteligência de mercado, head of growth, executivo de contas, gerente nacional e regional de vendas, analista de marketing/marketing digital e gerente de marketing. Aos profissionais do setor, independente do cargo, serão requeridas como principais características: familiarização com tendências tecnológicas, foco em resultados, perfil analítico, multitarefa e o chamado perfil “hunter”, que significa o de “caçador de novos clientes”.

Tecnologia

Em geral, a Robert Half recomenda que os profissionais de qualquer setor sigam investindo em suas habilidades técnicas, mas reforça que é essencial desenvolver também suas habilidades comportamentais, ou soft skills. “Independentemente da área de atuação, manter-se atualizado quanto às tendências em tecnologia será primordial para conseguir incremento no salário”, aponta Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil.

Já para os empregadores, é importante saber que os candidatos e colaboradores buscam mais do que o salário. “Hoje os profissionais valorizam a possibilidade de crescimento dentro das organizações, além do pacote de benefícios, cultura organizacional e propósitos da empresa. Em 2020, as organizações devem encarar o recrutamento como uma estratégia do negócio, já que o grande desafio será encontrar e atrair talentos”, completa Mantovani.

As tabelas salariais informadas pela Robert Half mostram quatro faixas de ganhos determinadas pelo nível de qualificação e experiência do candidato, bem como pela complexidade de seu cargo ou indústria e setor de atuação. Os salários são divididos em percentis, representados por 25º/ 50º/ 75º/ 95º, sendo que 50º não significa, necessariamente, a mediana do salário para determinado cargo. Os critérios para determinar em que faixa o perfil se encontra podem variar em torno da experiência na função, tempo no segmento, porte da empresa, características setoriais, demanda e disponibilidade pelo perfil no mercado, habilidades e certificações extras, por exemplo. Confira:

Perspectiva de remuneração no setor de Marketing e Vendas em 2020:

Analista de Inteligência de Mercado

Pequenas e médias empresas: 3.450/ 5.000/ 6.150/ 6.800

Grandes: 6.200/ 9.000/ 11.000/ 12.100

Head of Growth 

Pequenas e médias: 13.000/ 16.000/ 19.650/ 21.600

Grandes: 17.250/ 25.000/ 30.700/ 33.800

Executivo de Contas 

Pequenas e médias: 5.550/ 8.000/ 9.850/ 10.850

Grandes: 10.350/ 15.000/ 18.450/ 20.300.

Gerente Nacional de Vendas

Pequenas e médias: 10.350/ 15.000/ 18.450/ 20.300

Grandes: 17.300/ 25.000/ 30.700/ 33.800

Gerente Regional de Vendas 

Pequenas e médias: 6.950/ 10.000/ 12.300/ 13.600

Grandes:10.350/ 15.000/ 18.400/ 20.250

Analista de Marketing/ Marketing Digital

Pequenas e médias: 3.450/ 5.000/ 6.150/ 6.800

Grandes: 5.550/ 8.000/ 9.800/ 10.800

Gerente de Marketing

Pequenas e médias: 10.350/ 15.000/ 18.450/ 20.300

Grandes: 15.200/ 22.000/ 27.000/ 29.700