O início de ano é tempo para projeções e expectativas. Mesmo com algumas incertezas por causa das eleições e a Copa do Mundo, não podemos ignorar as tendências que guiarão o mercado publicitário ao longo deste ano como, por exemplo, o impacto das tecnologias na comunicação, redes sociais, a participação das relações públicas e o vídeo como a melhor forma de entregar conteúdo.
A comunicação é um ambiente de constantes mudanças e o impacto das novas tecnologias faz com que essas transformações se tornem cada vez mais frequentes. Essa seria a primeira tendência: com os avanços tecnológicos, a comunicação está sendo desenvolvida para interagir primeiro com os smartphones e depois com as outras plataformas.
Segundo uma pesquisa realizada pela SEMrush, com mais de 8 mil sites de e-commerce, o investimento em publicidade voltada para dispositivos móveis foram superiores aos investimentos para desktops. Os anúncios mobile representaram 85,39%, enquanto os de desktops, 14,81%.
Outra tendência que ganhará mais força este ano são as redes sociais. As marcas estão percebendo que não se trata só de uma questão orgânica e, sim, uma forma de fazer publicidade nessas plataformas a fim de atingir seu público-alvo. Com isso, as redes sociais transformam o conceito de conteúdo e, portanto, o escopo de relações públicas. Além da comunicação tradicional e digital, o PR tem ganhado mais espaço como comunicação estratégica no contexto de marketing, estruturando e inovando a comunicação publicitária.
O mercado audiovisual, em especial a produção de vídeo como conteúdo, também vem se destacando e promete crescer em 2018. Atualmente os consumidores estão mais expostos à publicidade no meio digital, sendo assim, os vídeos que entregam mais conteúdos em menos tempo acabam gerando maior engajamento.
De acordo com uma pesquisa realizada pela comScore sobre esse cenário, revela que os consumidores preferem ver vídeos a ler conteúdos em textos. No Brasil, 86% dos usuários de internet assistem a conteúdo em vídeo, sendo que 36% veem pelo menos uma vez ao dia.
Estamos vivendo em uma época de grandes transformações e, por isso, precisamos acompanhar todas essas tendências. Quanto mais cedo trabalhar com esses fatores em suas estratégias, melhor para seus resultados. O bom empreendedor é aquele que não tem medo de investir no novo. Pense nisso!
Renato Pereira, sócio e CCO da REF+
Leia mais
Qual a melhor forma de conectar marcas e pessoas no ambiente digital?
Brasileira está no júri de Branded Entertainment do Dubai Lynx