Vivo lidera o ranking semestral do Procon-SP com 5,7 mil reclamações

 

O setor de telecomunicações foi o que mais motivou reclamações no Procon-SP no primeiro semestre de 2013. Ao todo, foram 39,520 atendimentos relativos a empresas desse segmento, que reúne operadoras de telefonia celular e de televisão paga – 4,5 mil a mais que no mesmo período do ano passado. As reclamações relativas ao setor representaram 31% do total de atendimentos no Procon. No primeiro semestre de 2012, as empresas de telecomunicações haviam sido responsáveis por 27% dos atendimentos.

Das 10 empresas que encabeçam o ranking semestral do Procon, seis são de telecomunicações. A primeira delas é a Vivo, que também lidera a lista geral, com 5,756 atendimentos. A Claro, terceira colocada, somou 3,703. TIM, Net e Oi – sexta, sétima e oitava colocadas – motivaram cerca de dois mil atendimentos cada, enquanto a Sky, na décima posição, foi a razão da queixa de quase 1,5 mil consumidores.

As instituições financeiras, que lideraram o ranking no primeiro semestre de 2012, motivaram quase 35 mil atendimentos. A proporção em relação ao ano passado, porém, caiu – representavam 31% das queixas, índice que passou para 28%. Além disso, três instituições desse segmento estão entre as 10 empresas com mais reclamações: Itaú Unibanco (2º), Bradesco (4º) e Santander (9º).

A novidade do ranking deste semestre é a ausência do setor de energia elétrica entre os 10 primeiros com mais reclamações – embora a Eletropaulo ocupe a 11ª posição na lista de empresas. Em seu lugar, entrou a categoria dos aparelhos de televisão, com cinco mil queixas no semestre, ou 4% do total.

Os 10 setores que lideram o ranking somaram 126 mil reclamações no primeiro semestre do ano, um aumento de 12,46% em relação às 112 mil queixas registradas nos seis primeiros meses de 2012.